Moradores de Itajaí e região poderão visitar navio da Marinha do Brasil

No próximo final de semana os moradores de Itajaí e região terão a oportunidade de visitar a embarcação Navio Oceanográfico Antares. Este estará atracado no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e aberto à visitação pública apenas no dia 05 deste mês a partir das 14h até às 17h. O Navio Oceanográfico Antares (H 40), ex-M/V Lady Harrison, é o primeiro a ostentar  este nome na Marinha do Brasil em homenagem à mais brilhante estrela da Constelação de Escorpião. Suas dimensões (em metros) são: 55 x 10,3 x 5,0. A embarcação foi construída pelo estaleiro Mjellem & Karlsen A/S, em Bergen, na Noruega, entrando em serviço em 1985 para a empresa Racal Energy Resources Ltd. Como Navio de Pesquisa Sísmica, efetuou diversos levantamentos de pesquisa sísmica nos mares do Norte, Báltico e Mediterrâneo. No dia 11 de fevereiro de 1988 foi incorporado a Marinha do Brasil.  A missão do navio é a de efetuar levantamentos oceanográficos, hidrográficos, meteorológicos e ambientais, contribuindo para o apoio às operações navais e à segurança da navegação na área marítima de interesse para o Brasil, além de projetos nacionais de pesquisa e resultantes de compromissos internacionais firmados pelo país.  Vale lembrar que a Delegacia fica na Avenida Prefeito Paulo Bauer, 1055, no centro de Itajaí, logo atrás do Mercado Municipal.

Para conhecer mais sobre as embarcações da Marinha do Brasil, acesse o site http://www.mar.mil.br. E visite também o site da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí http://www.delitajai.mar.mil.br

Assessoria de Comunicação Social da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí

Rodrigo Ramos da Silva rodrigo.w.ramos@hotmail.com / rodrigo@dlitajai.mar.mil.br

FERNANDO ANSELMO SAMPAIO MATTOS