MPA realiza a 8ª edição da Semana do Peixe

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lança, no próximo domingo (11), a Semana do Peixe. A 8ª edição da Campanha conta com a parceria do Ministério da Saúde, e tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente, com foco na alimentação saudável. A Semana do Peixe acontece entre os dias 11 e 24 de setembro. A Campanha conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que coordenarão as ações de promoção de pescados organizadas por seus afiliados. Mais informações sobre a Semana serão divulgadas posteriormente no site do MPA.

Fonte: AI MPA

Previsão para a navegação e pesca  - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA. Segunda-feira com risco de temporal isolado em toda a área da pesca devido a passagem de uma frente fria. Na terça, áreas de baixa pressão mantém o tempo fechado na área de pesca

Previsão para hoje (05/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mar agitado no final do dia e nas proximidades de Laguna e em áreas mais afastadas da costa. Frente fria avança pela área da pesca provocando pancadas de chuva com troadas ao longo do dia. Há risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas ao sul de Florianópolis. Encoberto com chuva moderada a forte na área de pesca, devido á presença de áreas de instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão. Mantém-se o risco de temporal isolado.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes no final do dia e ao sul de Florianópolis. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Encoberto com chuva na área de pesca. Risco de temporal isolado.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, céu encoberto com chuva e risco de temporal na área de pesca, devido à presença de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em deslocamento pelo Sul do Brasil. Vento de SE/NE com rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE com picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos na quinta-feira.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO. Na segunda-feira, com risco de temporal devido à frente fria que passa pela área de pesca. Na terça-feira, a instabilidade se afasta da área da pesca devido ao avanço de uma massa de ar mais seco.

Previsão para hoje (05/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 6 e rajadas de 70 a 90 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de NE a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m, mas mais agitado no final do dia e entre Mostardas e Chuí. Encoberto com chuva e risco de temporal isolado na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Variação de nuvens com chuva isolada na proximidades de Laguna. Mais ao sul da áreas da pesca, poucas nuvens devido ao avanço de um sistema de alta pressão, massa de ar frio e seco.

Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes no final do dia, e entre Tramandaí e Passos de Torres. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. O tempo mais instável com chuva isolada persiste entre Tramandái e Laguna. Ao sul da área da pesca, sol entre poucas nuvens devido a presença de um sistema de alta pressão.

Tendência: Na quinta-feira o tempo ainda permanece com chuva isolada na área norte de pesca. Ao sul, o céu fica menos nuvens. Vento de SE a NE com rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE/S com picos de 2.0 a 3.0m, mais altos na quinta-feira.

Fonte: Epagri/Ciram