Navio da Marinha brasileira é aberto a visitas pela primeira vez em Itajaí

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaO) estará aberto para visitação pela primeira vez neste final de semana, em Itajaí. O navio foi construído pela empresa BAE Systems Maritime - Naval Ships, no Reino Unido. Finalizado em julho de 2010, o navio foi incorporado à Marinha do Brasil em novembro do ano passado, em Portsmouth, Reino Unido.

Na passagem pela África, o navio realizou exercícios de ação antipirataria e de combate a incêndio com as Marinhas locais. O principal destaque desse tipo de navio é sua autonomia de navegação, podendo ficar até 35 dias sem reabastecimento.

Ele pode ser utilizado em diversas tarefas, tais como operações de Patrulha Naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica, mas principalmente no patrulhamento da chamada "Amazônia Azul", ou seja, nas águas oceânicas contíguas ao território nacional, primordialmente na região das bacias petrolíferas dos estados do Espírito Santo, Santos e Rio de Janeiro.

O navio

Curiosidades: o nome é em homenagem a um importante rio da Região do Pantanal, que delimita a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A sua tripulação é composta por 12 oficiais e 69 praças.

Peso: 1,8 mil toneladas

Comprimento: 90,5 metros

Deslocamento carregado: 2,17 mil toneladas

Velocidade máxima: 25 nós (equivalente a 46 km/h)