Nota Oficial sobre a paralisação da frota atuneira

O SINDIPI lamenta que o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) não tenha se sensibilizado com a realidade da frota atuneira industrial de Santa Catarina que é completamente diferente da realidade da pesca de atum em outras regiões do país. A publicação da Portaria MPA nº 170, de 14 de dezembro de 2023, no Diário Oficial da União de hoje(15) encerra as atividades das embarcações atuneiras (Espinhel de superfície, cardume-associado, linha/vara e isca-viva e cerco para bonito-listrado, ou com complementar para o bonito-listrado) às 23h59min de hoje, com último desembarque até dia 30.

A medida traz impactos diretos e não leva em conta as especificidades regionais. A frota atuneira do Sul do país responde por apenas cerca de 10% da captura de albacora-bandolim. Em contrapartida, esta é a frota que abastece com o bonito-listrado as indústrias responsáveis por mais de 80% do atum enlatado comercializado no Brasil. Além disso, a medida anunciada pelo MPA ocorre justamente no início do verão, época em que a frota de linha vara e isca viva, historicamente, registra maior abundância de bonito-listrado.

O SINDIPI lamenta essa decisão e seguirá trabalhando para assegurar o direito de pesca dos nossos associados.

atum espinhel espinhel-de-superficie linha-vara-isca-viva mpa