Nota sobre a intenção de criação de um polo pesqueiro chinês no Brasil

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região -  Sindipi, através de seu Presidente, José Jorge Neves Filho, vêm a público declarar sua total contrariedade e discordância acerca do interesse de empresários chineses de instalar uma base de apoio às suas frotas pesqueiras na cidade de Rio Grande/RS ou em qualquer outra região do Brasil. Tal posicionamento se deve ao fato dos mesmos possuírem uma grande quantidade de embarcações, na sua maioria da modalidade de arrasto e, de acordo com informações, baseadas em relatos e publicações de outros países já explorados por essas embarcações, as mesmas não praticarem uma pesca sustentável em suas operações, pelo contrário, pescam de forma predatória, processando tudo o que for pescado. Tratam-se de embarcações de grande porte, com autonomia e poder de captura muito superiores às embarcações brasileiras, sendo auxiliadas por navios mãe ou navios fábrica que possibilitam o transbordo e processamento de pescados, ao mesmo tempo em que garantem o reabastecimento dos citados barcos pesqueiros. Tal fato impede a avaliação de nossas autoridades de dimensionar o quê e quanto foi capturado, principalmente sobre os impactos que podem advir com esta sobrexplotação dos nossos recursos pesqueiros, que, com certeza serão à margem das normas brasileiras de pesca, e prejudicando sensivelmente o equilíbrio de nossos recursos marinhos e consequentemente todo o Setor Pesqueiro brasileiro legalmente constituído e permissionado. A pesca no Brasil sempre foi tratada como moeda de troca, mesmo produzindo a melhor e mais saudável proteína animal. No momento em que o Setor Pesqueiro Nacional passa por diversas reformulações das Normas, Regras e Ordenamento, a concretização deste fato simplesmente acarretará em um impacto imensurável sobre todos os recursos marinhos e sobre todo um Setor já tão perseguido e desprezado há anos como o nosso. Temos confiança de que as autoridades brasileiras responsáveis se posicionarão contra tal descalabro contra o Povo das Águas.

pesca chines