O Sol Diário: Entrevista com Dario Vitali

Indústria da pesca: "Não podemos concorrer com quem tem apenas um contato e um notebook"

Entrevista: Dario Vitali, presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca na Fiesc, proprietário da empresa Vitalmar em Itajaí

A Fiesc tomou frente na luta para reduzir a importação de pescado. Quais os próximos passos?

Agora vamos fazer o pleito junto à CNI, buscando os encaminhamentos para conseguir regulamentar essa questão. Temos que fazê-la em conjunto. Administrar o que é necessário, o que é bom para a indústria catarinense.

E o que é bom?

As nossas indústrias precisam ter alíquotas diferenciadas. A indústria é um fator social de grande relevância, e não podemos concorrer com quem tem apenas um contato e um notebook. Nós estamos gerando milhares de empregos.

O que representa a indústria pesqueira local para o país?

Somos responsáveis por 40 a 45% da produção nacional e hoje geramos na região 60 mil empregos diretos.

Qual o prejuízo que a indústria tem com a importação de pescado?

O mercado nivela por baixo, ficamos reféns de importadores que chegam direto ao nosso cliente final, e isso inviabiliza o negócio. O que queremos é uma sobretaxa de importação, especialmente nos filés congelados.

O ano é de Eleições, é uma boa época para fazer esse pleito?

É um ano difícil. Tivemos problemas de ordem técnica nas empresas, Copa do Mundo, e agora Eleições. Estamos trabalhando para dar a volta nesses problemas e chegar a 2015 com um cenário mais positivo.

Em: http://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/2014/08/18/industria-da-pesca-nao-podemos-concorrer-com-quem-tem-apenas-um-contato-e-um-notebook/?topo=98,2,18,,,15

Foto: Marcos Porto