Oceanógrafo de Itajaí comemora o Dia Mundial dos Oceanos

Por Fernando Diehl
Secretário geral da Aoceano

Neste sábado, comemora-se o Dia Nacional dos Oceanógrafos. A data homenageia uma categoria que ocupa cada vez mais espaços no mercado em franca expansão nas áreas de pesquisa, ensino e de tecnologia, principalmente no Brasil, que passa por um momento de grandes investimentos no setores de óleo e gás, portuário, construção naval, e tantos outros.

A data também celebra o Dia Mundial dos Oceanos, e não é por acaso. No processo de escolha do Dia Nacional dos Oceanógrafos, feito em 2005 com a participação e votos dos profissionais vinculados à Associação Brasileira de Oceanografia, foi a data mais lembrada pelos votantes.

— A iniciativa teve o objetivo de valorizar ainda mais um profissional que já passava por um processo de afirmação profissional, com o reconhecimento dos setores produtivos e das instituições públicas — explica Maria Inês dos Santos, Presidente da Associação Brasileira de Oceanografia.

Naquela época, em 2005, os oceanógrafos lutavam no campo político pelo reconhecimento formal de uma profissão, a qual, de fato, já era reconhecida pelo mercado de trabalho. O projeto de lei 3491/93 só se transformou na Lei 11.760 em 31 de julho de 2008.

Uma luta que durou mais 30 anos e que começou tímida, em um município ao Sul do Rio Grande do Sul, Rio Grande (RS), cidade que no início do século 20 tinha o maior porto brasileiro e que em 1973 instalou na Fundação Universidade do Rio Grande o primeiro curso de Oceanografia do Brasil.

Hoje, a Oceanografia é oferecida em 13 universidades de 11 estados de quatro das cinco regiões do país, formando centenas de novos profissionais semestralmente, capacitados para um mercado em franca expansão no Brasil e no exterior.

Esta foi a proposta da criação do Dia Nacional dos Oceanógrafos: fortalecer a identidade de uma profissão que há anos merecia o devido reconhecimento de uma competência que vai além da atuação nos oceanos, mas também em ambientes terrestres e na gestão de organizações privadas e instituições públicas de atuação na área ambiental.

O SOL DIÁRIO