Ofício: Cursos para Aquaviários

Brasília 27 de julho de 2009

A Sua Senhoria o Senhor

Diretor

Assunto: Consulta às entidades representativas e empresas da pesca oceÂnica sobre a realização de cursos para Aquaviários do 3° Grupo (Pescadores) no Âmbito do Ensino Profissional Marítimo (EPM).

1.         Informo a Vossa Senhoria que,  verificada a necessidade de qualificação dos pescadores que atuam na frota oceÂnica, sediada nos municípios de Itajaí (SC), Natal (RN), Itapemirim (ES) e Santos (SP), Recife (PE), Cabedelo (PB), e Rio de Janeiro (RJ), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) iniciou levantamentos junto ao  setor pesqueiro para identificar as principais demandas com vistas a  realização de cursos para Aquaviários, no Âmbito do Ensino Profissional Marítimo EPM/DPC/MB.

2.         Posto isso solicito  que Vossa Senhoria aponte, de acordo com as categorias da formação de Aquaviários do 3° Grupo (Pescadores) apresentadas na Tabela I, as eventuais necessidades (demandas) de qualificação de mão-de-obra em sua localidade, indicando nome, telefone e grau de escolaridade dos pretensos candidatos a cada categoria.

Tabela I - Categorias da formação de Aquaviários do 3° Grupo (Pescadores).

3° GRUPO PESCADORES – SEÇÃO DE CONVÉS

CMP

NÍVEL 3

CONDUTOR MOTORISTA DE PESCA

De ser ressaltado que a indicação dos nomes não é garantia de participação nos cursos, ainda que tenhamos a intenção de disponibilizá-los ao maior numero de interessados possível, o que dependerá dos custos e do orçamento disponível.

Maiores informações poderão ser obtidas com Marcelo(61)-3218-3883,  técnico da DIDEP/COGPIN.

KENNETH FLEMING

Diretor de Desenvolvimento da Pesca