OPORTUNIDADE: Curso Análise e Interpretação da ABNT NBR ISO 14001:2004

Prezados Associados,

A Ecolibra Consultoria Ambiental está com inscrições abertas para o curso: Análise e Interpretação da ABNT NBR ISO 14001:2004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Requisitos com orientações para o uso.

CURSO: Análise e Interpretação da ABNT NBR ISO 14001:2004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Requisitos com orientações para o uso

Datas: 16 e 17 de Novembro de 2009

Local: Hotel San Remo, Av. AtlÂntica, nº 270, Pioneiros, Balneário Camboriú/SC

Carga Horária: 16 Horas

Horários do curso: Das 8h30 às 17h30

Informações:

ABNT - www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=1130

Ecolibra Cursos - www.ecolibracursos.com.br

E-mail: inscricoes@ecolibracursos.com.br

Inscrições: www.ecolibracursos.com.br/inscricoes.php

Vagas: Limitadas (20)

Público-alvo

Empresários, consultores, gerentes, engenheiros, técnicos e demais colaboradores ligados ao desenvolvimento, implementação e operação de Organizações que estejam implantando ou que desejem implantar Sistemas da Gestão ambiental e ou da qualidade integrada.

Objetivo

Apresentar os requisitos norma ABNT NBR ISO 14001:2004, relacionando-os com os requisitos específicos dos Sistemas de Gestão da qualidade econômica e de negócios.

Conteúdo programático

- Meio Ambiente - Histórico

- Conceitos básicos de meio ambiente

- Evolução de conceitos e práticas: Atuação responsável / Desenvolvimento sustentável

- O que é a gestão ambiental e suas respostas para as empresas

- Identificação de aspectos ambientais

- Determinação dos impactos ambientais e sua significÂncia

- Análise e interpretação sobre os requisitos da norma ABNT NBR ISO 14001:2004

- Legislação ambiental e licenciamento

- Integração dos sistemas de gestão: Qualidade ABNT NBR ISO 9001 e Meio Ambiente ABNT NBR ISO 14001

- Meio Ambiente - Desempenho, Indicadores, Melhorias

Material didático fornecido

Norma ABNT NBR ISO 14001:2004 / Apostila com conceitos

Incluso

Certificado de participação ABNT / Coffee-break

Sócios da ABNT - R$ 633,60

Não sócios - R$ 792,00

Formas de pagamento:

Boleto

Cartão de crédito Visa - à vista

Os cursos podem ser parcelados desde que sejam quitados 10 dias antes da realização dos mesmos.

Regulamentação do Curso

- Em caso de impossibilidade de comparecimento no dia do curso o inscrito deverá comunicar à ECOLIBRA com pelo menos 5 (cinco) dias antes da data prevista.

- Em casos que o pagamento já tenha sido efetuado, o valor pago poderá ser utilizado para a realização do mesmo, ou de outro curso de igual valor nas datas disponíveis, sem nenhum ônus. Em casos de desistência do curso por parte do aluno será feita a devolução de 80% do valor pago, sendo que 20% será retido para cobrir taxas administrativas. As devoluções serão feitas com um prazo de trinta dias após a solicitação. Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da ECOLIBRA, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor pago será feita integralmente, com prazo de quinze dias após a solicitação.

- A ECOLIBRA reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número de interessados, nestes casos todos os inscritos serão previamente avisados.

- Vagas limitadas (20).

- Para receber o certificado de participação ABNT é necessário 100% (cem por cento) de presença no curso.

Atenciosamente,

Secretaria SINDIPI