Padre Pedro permanece na presidência da Comissão de Pesca e Aquicultura

A Comissão de Pesca e Aquicultura (CPA) da Assembleia Legislativa foi instalada oficialmente nesta quarta-feira (16). O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) permanece na presidência. Também integram a comissão os deputados Adilor Guglielmi, Altair Guidi, José Milton, Darci de Matos, Manoel Mota e Aldo Schneider. Santa Catarina é líder nacional no setor de pesca e aquicultura, no entanto, não conta com uma política estadual voltada ao setor. “A Comissão foi criada para ser um espaço de debate, de ligação entre os setores produtivos e o Estado, além de colaborar na formulação de políticas públicas que auxiliem a produção”, observa Padre Pedro. Em 2010, primeiro ano de atividades da Comissão, questões importantes passaram pela análise dos deputados, entre elas a definição de uma política clara voltada à piscicultura continental e a polêmica envolvendo a importação do peixe panga, do Vietnã, que é questionada pelos produtores catarinenses. Eles reclamam de questões sanitárias envolvendo a forma de produção e de perdas significativas a partir da entrada do produto no mercado brasileiro. Foi a partir dessas reivindicações que, em agosto de 2010, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) suspendeu temporariamente a importação do panga.

Na tribuna da Assembleia, na tarde desta quarta-feira, Padre Pedro anunciou a retomada dos trabalhos da Comissão e destacou a polêmica do panga como um dos primeiros debates entre parlamentares, piscicultores e o MPA. Em agosto de 2010, depois de uma articulação entre a CPA, piscicultores e o Governo Federal, a importação do filé de panga foi suspensa até que o MPA realizasse a inspeção das unidades produtivas, no Vietnã. A questão sanitária é um dos problemas apontados pelos criadores catarinenses, junto da concorrência que, em abril de 2010, chegou a reduzir em até 60% os abates nos frigoríficos que processam tilápias produzidas no Estado. Apesar da proibição determinada aos importadores, o panga segue sendo comercializado, fato que foi denunciado pelos piscicultores catarinenses à Comissão. Na próxima quarta-feira, quando ocorre a primeira reunião dos deputados, o tema dominará os debates.

Fonte:Floripa News

Ministério da Pesca e Aquicultura tem novo secretário executivo

O novo secretário executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Evaldo Gonçalo, tomou posse nesta quarta-feira (16). Nascido em Unaí (MG), Evaldo é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente cursa o doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira começou em 1993, como engenheiro da prefeitura de Chapecó, em Santa Catarina. Antes de vir para o ministério, Evaldo atuou como secretário municipal de Transporte e Trânsito da prefeitura de Guarulhos (SP), nos anos de 2010 e 2009. Antes disso, Gonçalo trabalhou como secretário nacional de Desenvolvimento do Turismo, no Ministério do Turismo. Já foi também chefe de gabinete do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e assessor técnico na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Fonte:Portal do Governo Brasileiro

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quinta-feira e na sexta-feira, um sistema baixa pressão se afasta para alto mar mantendo aberturas de sol próximo da costa com pancadas de chuva á tarde e, com mais nuvens e chuva, na área de pesca, afastadas da costa.

Previsão para hoje (17/02/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de E a SE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com chuva à noite no setor norte.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com chuva à noite no setor norte.

Sábado, ventos de NE, força 2 e rajadas de 20 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nebulosidade variável com chuva à noite no setor norte.

Tendência: No domingo e segunda-feira, aberturas de sol e nebulosidade variável com chuva na área de pesca. Vento de NE no domingo e de SE com rajadas de 30km/h. Mar pouco agitado, com ondas de E e picos de 1,0m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Um sistema de alta pressão no oceãno em frente ao Uruguai e RS deixa o tempo firme com sol na área de pesca. Em áreas mais afastadas da costa, ao norte de Mostardas, um sistema de baixa pressão provoca mais nuvens e chuva por algúns momentos.

Previsão para hoje (17/02/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de E, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol ao sul de Mostardas e mais nuvens com condição de chuva no setor norte na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de E a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol ao sul de Mostardas e mais nuvens com condição de chuva no setor norte na área de pesca.

Sábado, ventos de SE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol próximo da costa e mais nuvens com chuva em áreas afastadas da costa a partir da tarde.

Tendência: No domingo e segunda-feira, sol ao sul de Torres e muitas nuvens com chuva na área de pesca ao norte de Torres. Vento de SE com rajadas de 30km/h. Mar pouco agitado, com ondas de E e picos de 1,0m.

Fonte: Epagri/Ciram