Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Pescadores de Rio Grande discutem a pesca da tainha; monitoramento da pesca industrial; 1/3 das espé

CLIPPING SINDIPI II

ITAJAÍ, 02 DE NOVEMBRO DE 2007

 

 

Pescadores de Rio Grande discutem a pesca da tainha; monitoramento da pesca industrial; 1/3 das espécies de peixes da Europa 'está ameaçada' ; preço médio de pescado no Rio; maré

 

traineiras

Jornal Agora RS São José do Norte

02/11 07:51

Fórum da Lagoa discute encontro de Itajaí em novembro

     O Fórum da Lagoa, formado pelas Colônias de Pescadores do Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul, esteve reunido em sessão ordinária, quarta-feira à tarde, na CÂmara de Vereadores, e teve como tema central o encontro da pesca programado para o próximo dia 9, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, quando será discutida ordenação da pesca da tainha.

      O fórum foi presidido por Hilário Borges, da Colônia Z-1 (Rio Grande) e contou com a presença dos presidentes das Colônias Z-2 (Carlos Simões) e Z-3 (Nilmar Conceição), além dos vereadores Alexandre Carinha Novo (que assistiu à abertura e retirou-se para a Prefeitura considerando que está ocupando interinamente a cadeira do Executivo municipal) e Luiz Carlos Costa, de São José do Norte, assim como Surama Santos e Claudio Costa (vereadores do Rio Grande), bem como do secretário municipal da Agricultura de São José do Norte, Humberto Pinheiro, e lideranças do setor pesqueiro da região sul.

      Na abertura do fórum, a técnica-pesquisadora do Cepergs, Mônica Brick Peres, apresentou um levantamento sobre a pesca da tainha no sul do País e, para tanto, valeu-se de alguns anos de trabalho sobre toda a região pesqueira oceÂnica e interior que se estende desde o Chuí até o litoral de São Paulo.

      A pesquisadora fez levantamento cujo início vai da década de 90, com referência à pesca, tipo de rede usado, percentual por quilos/ano, número de pescadores, percentual pescado por região/ano e por embarcação etc., para mostrar a contínua redução do volume de produto capturado, especialmente após a entrada das traineiras que tomaram a si a grande parcela de pesca da tainha, tornando crítica, inclusive, a situação dos pescadores de terra com atividade na costa oceÂnica, na chamada "pesca de cabo". Mônica lembrou que a pesca da tainha deixava cerca de 82% do produto capturado por pescadores da região sul através do sistema artesanal, mas agora a situação começa a se inverter, pela capacidade de pesca das traineiras.

      O trabalho serviu para uma discussão preparatória com referência ao Encontro da Pesca, convocado pelo CEPSul, para o dia 9 deste mês, em Itajaí, quando será abordada a ordenação da pesca da tainha.

      Os armadores catarinenses defendem uma série de itens com área de exclusão de pesca industrial de tainha; definição de área de exclusão de pesca artesanal e industrial nas áreas de confluências (1000 metros rio acima) que, no Rio Grande do Sul, atingirá a Lagoa dos Patos, Lagoa do Peixe e Tramandaí; Limitação do número de barcos licenciados para a pesca da tainha; período de defeso de 30 dias móveis ou 45 dias contínuos e limitação da exportação de ovas.

      Ao final da reunião, ficou acertada a viagem de uma representação das entidades que compõem o Foro da Lagoa para o encontro de Itajaí, onde serão defendidos os interesses do Rio Grande do Sul, e o primeiro nome destacado para compor a delegação foi do vereador rio-grandino Claudio Costa, ligado diretamente ao setor produtivo pesqueiro da região.

      A próxima reunião do Fórum da Lagoa ficou marcado para o dia 25 deste mês na Colônia Z-1, em Rio Grande, quando acontecerá o encerramento dos trabalhos referentes a este ano, assim como debate sobre os resultados do Encontro de Santa Catarina.

      O presidente da Colônia de Pescadores de São José do Norte, Carlos Simões, assinalou aos presentes que, a partir de 2008, todos os interessados em garantir matrícula de pesca terão que apresentar atestado escolar de Ensino Fundamental e Médio e, para tanto, o Ministério da Educação e Cultura oferecerá a possibilidade do estudo, que será feito a distÂncia, com as provas sendo cumpridas na Capitania dos Portos.

     

     

pesca

Jornal Agora RS Geral

02/11 07:12

Lixo na beira do cais fere a beleza do Rincão da Cebola

     Uma das mais belas áreas da cidade, o Rincão da Cebola, incluída no projeto de revitalização do Porto Velho, tem sua imagem prejudicada não só pelos ônibus que estacionam no local, mas também pelo lixo jogado à beira do cais. Essa prática tem sido motivo de reclamação de rio-grandinos que admiram a beleza do espaço e desejam vê-lo valorizado e aproveitado pela comunidade e turistas. Um deles telefonou para a redação do Agora para denunciar a quantidade de resíduos existente à beira do cais, nos fundos de uma fábrica de pescados. Na quarta-feira, segundo ele, até um sofá estava descartado no local. Ontem, o sofá não mais se encontrava ali, mas o monte formado por garrafas plásticas, roupas, restos de redes de pesca, sacos com lixo, entulhos de obras e pedaços de cordas e de lonas, continuavam lá. Sacos plásticos, papelão e outros materiais também se encontravam à margem do estuário da Lagoa dos Patos, entre as ruas 24 de Maio e Pinto Lima. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Edes Andrade Filho, informou que a secretaria faz a limpeza daquela área, desde a General Neto até a região do Centro de Pesquisas do Ibama, uma ou duas vezes por semana, no mínimo, mas as pessoas não ajudam a manter o local limpo. Andrade explicou que, por se tratar de uma área central e espaço em que muitas pessoas vão tomar chimarrão, a SMSU se preocupa em estar sempre limpando, porém voltam a ser colocados resíduos naquela área. A secretaria recebeu informações de que, à noite, chegam pessoas em carroças e até de carro para jogar lixo e entulho no Rincão da Cebola. Ele observa que está faltando conscientização a essas pessoas, e inclusive a tripulantes de barcos de pesca, quanto à importÂncia de manter aquele espaço limpo. Resíduos de produtos e material utilizado em cozinhas de barcos de pesca também são colocados na beira do cais. "Nossa intenção é continuar limpando até vencer este pessoal no cansaço", destacou. Carmem Ziebell

 

pescados

Maxpress

02/11 05:14

ABEAÇO DESTACA VANTAGENS DAS EMBALAGENS DE AÇO NA FISPAL NORDESTE

     Associação Brasileira de Embalagem de Aço participa da feira para mostrar a importÂncia do segmento do aço no mercado de embalagens.

 

Secretaria Especial de Aqüicultura

Net Marinha Direto da Redação

01/11 22:47

Frota de pesca industrial passa a ser monitorada - 01/11/07

     Embarcações pesqueiras com mais de 15 metros de cumprimento estão sendo monitoradas, pela primeira vez no Brasil, desde o início de setembro. Através do sistema, desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em convênio com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, será possível localizar um barco em caso de acidente e verificar se ele está em zona permitida para pesca. Hoje, 650 embarcações em toda costa brasileira já estão sendo rastreadas, número que deve aumentar para 3 mil a médio prazo.

      O equipamento rastreador é colocado em cada embarcação e possui GPS com transmissor de sinal via satélite. O aparelho irá enviar informações, como o nome do barco e sua localização, para as estações em terra a cada uma hora. Nos computadores, pontos espalhados nas telas indicarão, em tempo real, o posicionamento da frota.

      A Central de Rastreamento foi instalada na Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, e será inaugurada até o final do ano. A Marinha será responsável pela segurança das embarcações. Em caso de tempestade ou acidente, os tripulantes do navio acionarão o "botão de pÂnico". O alerta será encaminhado imediatamente para a Marinha, que poderá enviar um barco para o resgate ou contatar a embarcação mais próxima do local.

      O Ministério do Meio Ambiente também vai monitorar as embarcações, fiscalizando, assim, a área de atuação dos barcos industriais. Com o sistema, será possível saber se os tripulantes estão pescando em profundidades legais e se estão invadindo áreas de proteção ambiental. Ainda será responsável pelo rastreamento a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, órgão responsável pelo controle de operações das frotas.

      Desde 2000, existe uma experiência de rastrear embarcações pesqueiras no Brasil. No entanto, apenas barcos de outros países eram monitoradas. O rastreamento de frotas pesqueiras vem sendo implantado em todo o mundo desde 1990. Na América Latina, países como Chile, Peru e Uruguai já adotaram sistemas semelhantes, que ajudam os governos a elaborarem políticas de desenvolvimento.

      Antes de o programa desenvolvido pela Univali ser utilizado, ele foi operado em caráter experimental dentro da própria universidade. Foram oito meses de testes envolvendo uma equipe formada por 18 profissionais e comandada pelo professor Rafael Medeiros Sperb. Devido às pesquisas, o sistema permite rastrear embarcações que estiveram até na região da Antártica. O sistema custou R$ 728 mil e a adesão é obrigatória às empresas pesqueiras. Existem até programas de financiamento do Banco do Brasil para comprar a solução de rastreamento.

           Por Luciana Ribeiro - Florianópolis

pesca

 

Rio Sul Net Plantão

01/11 21:00

Festival do Mexilhão na Ilha Grande tem data marcada

     O X Festival do Mexilhão, na Praia Grande de Araçatiba, Ilha Grande, será realizado nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro. O evento, já faz parte do calendário turístico da cidade e atrai moradores de Angra e turistas de todo o Brasil. O festival gastronômico também reúne extensa programação musical, atividades esportivas, recreação, Concurso da Garota Mexilhão e Concurso Gastronômico.

      Nos três dias de festival o molusco será preparado em barracas montadas na praia. Pratos como o mexilhão no bafo, o mexilhão ao vinagrete e o risoto de mexilhão, poderão ser experimentados pelo público. Além do molusco, também são oferecidos peixes e outros frutos do mar. A programação musical está sendo preparada e em breve será divulgada.

      Saiba Mais: O Festival de Mexilhão incentiva o turismo e é uma forma de promover o Programa Agropesqueiro da Secretaria de Pesca em parceria com a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG), que dá assistência técnica e apoio logístico aos maricultores e às pessoas interessadas em ingressar no cultivo, com a transferência de tecnologia e fornecimento de material como lanternas e sementes de moluscos bivalves como os mexilhões, as ostras e os coquiles. Segundo pesquisas, o consumo de mexilhões data do período pré-histórico, tendo sido destaque na cultura greco-romana como alimento nobre, servido em banquetes e ocasiões especiais. Sua composição química nutricional reúne proteínas, carboidratos, vitaminas (B1, B2, C e P) e sais minerais (cálcio, fósforo, magnésio e iodo). No entanto, mais do que seu valor nutricional, o que os apaixonados por frutos do mar apreciam mesmo, é o sabor marcante do mexilhão.

      Foto Divulgação Fonte: Assessoria de Comunicação

peixes

 

BBC Brasil Capa

01/11 20:49

Um terço das espécies de peixes da Europa 'está ameaçada'

     Um terço do total das espécies de peixes da Europa está sob ameaça de extinção, apontou um estudo publicado no livro Handbook of European Freshwater Fishes (Guia dos Peixes de Água Doce da Europa).

      O trabalho, realizado em parceria com a organização ambiental internacional World Conservation Union (IUCN) indica que 200 das 522 espécies de peixes de água doce do continente (38%) podem desaparecer, e afirma que 12 já estão extintas.

      De acordo com uma "lista vermelha" elaborada pela Conservation Union, os peixes europeus estão muito mais ameaçados do que outras espécies, como aves e mamíferos.

      A pesquisa aponta que o desenvolvimento econômico e o crescimento da população européia nos últimos 100 anos são as principais ameaças às espécies.

      Aquecimento global As secas de lagos e rios, que têm sido freqüentes durante os meses de verão por causa do aquecimento global, já levaram à extinção de algumas espécies migratórias, aponta o estudo.

      "Com 200 espécies ameaçadas de extinção, precisamos agir agora para evitar uma tragédia", afirmou William Darwall, do Programa de Espécies do World Conservation Union.

      "Estas espécies são parte importante da nossa herança e importantes para o equilíbrio do ecossistema, do qual dependemos", acrescentou Darwall. "Muitas destas espécies podem ser salvas por meio de medidas relativamente simples."

      Além de informações sobre peixes de água doce, o guia apresenta também dados sobre 24 espécies marinhas que são encontradas em água doce.

      Entre as espécies mais ameaçadas estão a enguia européia (espécie anguilla anguilla ) e o góbio ( gobio delyamurei ).

      A espécie de peixe coregonus oxyrunchus não é mais observada no continente desde 1940 e acredita-se que já está extinta. O peixe era comum na bacia sul do Mar do Norte, mas desapareceu.

      Não se sabe a causa exata da extinção, mas biólogos acreditam que poluição e destruição do habitat foram alguns dos fatores.

     

pesca

IBAMA Notícias

01/11 20:26

Seminário discute gestão dos recursos pesqueiros na Baía de Tubarão (MA)

     São Luís (01/11/07) – A partir da próxima segunda-feira (05)  a cidade de Humberto de Campos será palco do I Seminário Regional da Baía do Tubarão, que terá como tema a gestão compartilhada do uso dos recursos pesqueiros. Durante três dias, serão discutidos assuntos como a crise do setor e os processos de gestão participativa dos recursos pesqueiros.

      O evento será realizado no Centro de Capacitação Profissionalizante daquele município, e tem como objetivo elaborar um planejamento estratégico com a participação de todos os atores sociais envolvidos na atividade pesqueira: pescadores artesanais e comerciais, empresários, governo e consumidores.

      O Seminário está sendo organizado pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes, e conta ainda com o apoio das Prefeituras de Humberto de Campos, Primeira Cruz e Icatu, das Colônias de Pescadores e do Sindicato dos Pescadores de Icatu.

      De acordo com a analista ambiental Carolina Alvite, o encontro faz parte do projeto Gestão compartilhada dos recursos pesqueiros na Baía do Tubarão, iniciado por uma equipe multidisciplinar do Ibama em 2006, como experiência piloto de gestão costeira no litoral do Maranhão. "Em 2006 foi realizada a primeira etapa do projeto, que consistiu em levantamentos de campo, entrevistas e reuniões com as comunidades e lideranças locais. No Seminário, iremos apresentar o resultado destes levantamentos e discutir com as comunidades pesqueiras, instituições públicas, de pesquisa, prefeituras, bancos e demais atores do setor, as principais potencialidades e dificuldades existentes, buscando traçar um plano de ação conjunto para a gestão dos recursos", diz Carolina.

      A iniciativa do Simpósio faz parte de um esforço ainda maior, rumo à criação da Reserva Extrativista da Baía do Tubarão, que deve abranger também os municípios de Icatu, Humberto de Campos e Primeira Cruz. A idéia surgiu entre os pescadores de Icatu, que, por intermédio de seu sindicato, encaminharam a proposta ao Ibama. O órgão está agora em fase de conclusão do laudo sócio ambiental. A próxima etapa é o envio do projeto à Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Populações Tradicionais, do Instituto Chico Mendes.

      Entre os principais problemas enfrentados na região da Baía de Tubarão estão a tapagem de igarapés e o fato de que muitos pescadores vêm de outros municípios, como São José de Ribamar, Raposa e até Barreirinhas, para praticar pesca predatória. Soma-se a isso a exploração da carcinicultura (criação de camarão), inapropriada por se tratar de uma área de mangue. Ibama/MA

 

pescado

O Dia Online Rio

01/11 19:03

Divulgação do preço médio de pescado no Rio

     Rio - O Diário Oficial do Município publica nesta quinta-feira a pesquisa semanal de preços de hortifrutigranjeiros e pescado nas feiras livres e em supermercados de oito barros, no período de 23 a 28 de outubro.

      Nos supermercados, aumentaram os preços da cebola, limão, mamão, melancia, melão e pimentão; e baixaram os do abacate, abóbora, abobrinha, cenoura, jiló e pepino.

      Na pesquisa de pescado são divulgados os preços médios de cinco variedades: anchova (R$ 11,39), corvina (R$ 5,01), pescadinha (R$ 8,38), filé de viola (R$ 26,00) e filé de pescada (R$ 15,30).

      A cesta básica, com 13 produtos, custava R$ 41,85 nas feiras, R$ 38,53 nos supermercados e R$ 65,68 na Cobal do Leblon.

CLIMA E MARÉ

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte

Laguna a Paranaguá

ATUALIZADO EM 02/11/2007 10:52

 

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Frente fria em deslocamento sobre o Sul do Brasil provoca muitas nuvens com pancadas de chuva e rajadas fortes de vento e mar agitado.

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (02/11/2007) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, com condições de rajadas mais intensas acima de 60km/h associadas a temporais isolados. Ondas de S a SE de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, a leste de 47°W. Tempo instável com chuva e risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de W a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m a leste de 47°W. Tempo instável e chuva isolada na manhã, melhorando na tarde e noite.

Tendência: Domingo, ventos de NW a S, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Terça-feira, ventos de NE a N, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. No domingo condições de chuva isolada no sul da área de pesca. No início da semana, tempo estável e temperatura elevada.

Daniel Calearo - meteorologista

Francine Gomes - meteorologista

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul

Chuí a Laguna

ATUALIZADO EM 02/11/2007 10:52

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Frente fria em deslocamento sobre o Sul do Brasil provoca muitas nuvens com pancadas de chuva e temporais isolados. No sábado um sistema de alta pressão deixa o tempo estável.

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (02/11/2007) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de W a SE, força 3 e rajadas de 40 km/h, com condições de rajadas mais intensas acima de 60km/h associadas a temporais isolados. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Condições de chuva e temporal isolado, no Norte da área de pesca, melhorando na área de Chui a Rio Grande.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de E a NW, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes a partir da tarde. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m, mais altos a leste de 50°W. No sábado tempo estável, devido a uma alta pressão no Sul do Brasil.

Tendência: Domingo, ventos de NW a SW, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.5 a 5.0 m. Segunda-feira, ventos de S a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. No domingo uma nova frente fria passa pelo Litoral gaúcho ocasionando instabilidade e chuva isolada. Na segunda e terça-feira, tempo estável com presença de sol.

Daniel Calearo - meteorologista

Francine Gomes - meteorologista

 

Boletín Meteorológico Marino de la hora 03:00 UTC del día 02/11/2007.

Período de válidez: 24 hs.

1a. Aviso de Temporal: no se prevé.

1b. Aviso de Vientos Fuertes: se prevén períodos de vientos muy fuertes, equivalentes a la fuerza 7 de la Escala Beaufort (28-33kt), de dirección NW en el sector Oeste de la Provincia de Buenos Aires a partir de las 18.00 UTC, rotando luego al SW.A partir de las 12.00 UTC del sábado se prevén en Río de la Plata y Mar Territorial Uruguayo.

2. Aviso de visibilidad restringida: no se prevé.

Situación sinóptica correspondiente a la carta de las 00:00 UTC y evolución:

Sistema de alta presión continúa ingresando por el NW de Río Uruguay en áreas de pronóstico, mientras frente frío se aproxima por el SW de la Provincia de Buenos Aires.

.Río Uruguay

Vientos: períodos de variables y de calma, afirmándose del NW, luego del W fuerza 3/5.

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y algo nuboso. Neblinas matinales.

Visibilidad: buena, períodos de regular en la mañana.

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: NW al SW fuerza 3/4. Cielo: nuboso y algo nuboso con períodos de cubierto.Algunas precipitaciones al sur del área.

.Río de la Plata

Vientos: NW rotando al SE fuerza 4/2, períodos de calma. En la tarde nueva rotación al sector N fuerza 3/4

Nubosidad y fenómenos asociados: claro y algo nuboso.

Visibilidad: buena.

Olas: Zona W: 1..0 m. Zona E: 1.0 m - 1.5 m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: NE fuerza 2/3,rotando al SW fuerza 5/7.Cielo: algo nuboso y nuboso.Algunas precipitaciones desde la tarde y baja probabilidad de tormentas.

.Mar Territorial Uruguayo

Vientos: NW rotando al SW y luego al SE fuerza 4/5, amainando.

Nubosidad y fenómenos asociados: algo nuboso y claro.

Visibilidad: buena.

Olas: 2.0 - 3.0m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: N fuerza 3/4, rotando al SW fuerza 5/7.Cielo: algo nuboso y nuboso.Algunas precipitaciones desde la tarde y baja probabilidad de tormentas.

.Río Grande del Sur

Vientos: SW fuerza 4/3.En la tarde rotando al SE fuerza 3/4..

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y algo nuboso. Neblinas.

Visibilidad: buena, períodos de regular en la mañana.

Olas: 2.0 - 2.5 m

.Provincia de Buenos Aires

Vientos: SW al NW fuerza 3/5, rachas de fuerza /76 al oeste del área. En la zona sur rotando al SW fuerza 3/4

Nubosidad y fenómenos asociados: claro y algo nuboso, períodos de nuboso.

Visibilidad: buena.

Olas: 2.0 - 2.5 m., al SE del área 3.0 m.