Pescadores pretendem fechar Rio Itajaí-Açu na quarta-feira

Sindicatos pesqueiros de Itajaí e Florianópolis ainda aguardam manifestação dos Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura

A reunião entre os sindicatos da indústria pesqueira de Itajaí e Florianópolis, nesta segunda-feira, não apresentou avanços sobre a norma que permite o uso de redes de até 20 mil metros na pesca de emalhe.A expectativa dos sindicatos era que o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Pesca e Aquicultura se manifestassem sobre a aprovação da regra até as 12h, o que não ocorreu.  Outra reunião está marcada para as 15h desta terça-feira, na sede do Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).   Caso os ministérios não deem nenhuma resposta até este horário, os pescadores vão determinar em assembleia o fechamento do Rio Itajaí-Açu com embarcações, em protesto.Desde a semana passada, as embarcações de emalhe ligadas ao Sindipi estão paralisadas. No dia 18 de julho, a Justiça cancelou a decisão que suspendia a limitação para o tamanho das redes. Com isto, o tamanho máximo passou para 2,5 mil metros - o que, para o sindicato, torna a atividade inviável. Segundo o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, a situação é muito prejudicial à categoria. Ele afirma que os pescadores e o sindicato esperam bom senso nas decisões dos ministérios.   - É uma indefinição que atinge totalmente os pescadores, em uma cadeia que gera mais de 60 mil empregos diretos e indiretos - diz.

Fonte: Jornal O Sol Diário / A Notícia/ Diário Catarinense / Jornal de Santa Catarina