Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Pescadores são presos com 800 kg de sardinha em São Gonçalo

Pescadores são presos com 800 kg de sardinha em São Gonçalo

 

 

Quatro pescadores foram presos em flagrante e cerca de oitocentos quilos de sardinha foram apreendidos no cais da colônia de pesca do Gradim, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, no início da manhã desta terça-feira. A ação foi realizada por policiais do Batalhão de Polícia Florestal da Polícia Militar. As pessoas detidas foram levadas para a 73ª DP (Neves) e vão responder por crime ambiental. A pesca de sardinhas nesta época do ano é probida, uma vez que estão período de defeso. Após ser avaliada, a carga apreendida deverá ser doada a instituições de caridade.

Fonte:Correio do Brasil

 

 

Prefeitura e pescadores discutem legislação de pesca

 

 

Os pescadores artesanais reuniram-se com a Comissão de Mobilização e Estudos para Preservação dos Recursos Pesqueiros do Pantanal para discutir a criação de uma lei específica de proteção ao pescado. Comandado pelo secretário Executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, o encontro definiu que a Colônia Z1 de Pescadores apresentará uma pauta de reivindicações da categoria que vai integrar o debate em torno da formulação do projeto de lei.

 

Na reunião de trabalho, o secretário esclareceu os objetivos da Comissão e informou que não há nada fechado em torno do tema. ``Não há projeto pronto estamos ouvindo os segmentos. Ao final dos debates será formatado o projeto´´, disse Carlos Porto. O relatório final deve ser apresentado num prazo de 90 dias.

 

Criada pelo decreto 633, de 15 de julho de 2009, a Comissão tem como atribuições, propor mecanismos para a preservação dos recursos pesqueiros; sugerir criação de instrumentos que garantam a sustentabilidade sócio-ambiental de atividades ligadas à pesca, além de articulação com representantes do município de Ladário, das ações desenvolvidas.

 

Ela faz parte do Termo de Acordo em Prol do Meio Ambiente assinado por ele e pelo prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), que marcou o início de uma ``jornada de cidadania pantaneira´´ em defesa da preservação do meio ambiente e da sobrevivência dos verdadeiros pescadores artesanais. A presidente da Colônia Z1, Luciene de Lima, disse à Comissão que os pescadores ``querem discutir soluções´´ e a categoria não quer conflito com ninguém.

Fonte:Capital do Pantanal

 

 

 

Porto de Itajaí realiza evento alusivo ao ``Dia Nacional de Prevenção

de Acidentes de Trabalho´´

 

  

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma data para destacar a importÂncia da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garantam a saúde do trabalhador das instituições do país.

 

Para chamar a atenção para a data e para as ações que contribuem para a redução no índice de acidentes de trabalho, a Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí realizou na manhã desta segunda-feira [27] uma palestra com o gerente geral da Ecosorb para a Região Sul, Francisco Roberto Xavier de Souza, que abordou a prevenção dos acidentes, não só no trabalho, mas também os acidentes domésticos e no dia-a-dia.

 

O evento, denominado ``Só se alcança o mais alto padrão de qualidade no ambiente de trabalho se todos fizerem a sua parte!!!´´, foi realizado no auditório Martin Schmeling e reuniu servidores da Superintendência do Porto de Itajaí, Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi), Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo) e Ecosorb.

  

A data – O dia 27 de julho foi escolhido por ter sido quando o ministro do Trabalho, na época, Júlio Barata, publicou, em 1972, as portarias 3.236 e 2.237, obrigando a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários.

 

Um dos motivos que levou Júlio Barata a regularizar a medida foi a imagem negativa que o Brasil apresentava com relação aos acidentes de trabalho: quase 40% dos profissionais sofriam lesões, e 1,7 milhão de acidentes ocorriam por ano. Essa estatística levou o Brasil a sofrer uma grande pressão por parte do Banco Mundial, que ameaçou retirar qualquer empréstimo ao país se esse quadro permanecesse.

 

Hoje, 37 anos depois, segurança é sinônimo de qualidade para as empresas. E para este indicador estar positivo se torna indispensável a presença dos funcionários especializados em medicina do trabalho dentro das instituições. Cuidar da segurança, da saúde e da vida dos trabalhadores, através de técnicas e de um processo educativo, é o principal papel desses profissionais. No Porto de Itajaí a Segurança no Trabalho é atribuição da Gerência do Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria do Porto de Itajaí

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

 

 

Sistema de alta pressão mantém o tempo firme em boa parte da área da pesca.

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (28/07/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, em áreas mais afastadas da costa. Sol ao sul de Tramandaí, mais nublado ao norte e nas proximidades do Chuí.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de W a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes no final do dia e ao sul de Mostardas. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas no final do dia e ao sul de Mostardas. Tempo estável com predomínio de sol e temperatura baixa na área de pesca.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

  

Céu encoberto e chuviscos na área da pesca, mas sem alerta. Na quarta, o tempo melhora, também sem alerta. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (28/07/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a S, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais fortes nas proximidades de Laguna. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevadas nas proximidades de Laguna. Céu encoberto e chuva a qualquer hora na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais fortes nas proximidades de Laguna. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevadas nas proximidades de Laguna. Sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil melhorando o tempo na área de pesca com temperaturas baixas no final do dia.

Fonte: Epagri/Ciram.