Pesquisa Sísmica está ocorrendo na Bacia de Pelotas

Divulgamos o  material informativo da Pesquisa Sísmica que está ocorrendo na Bacia de Pelotas. Esta atividade “Pesquisa Sísmica” é como se fosse uma “ultrassonografia” que é feita no fundo do mar para verificar a possibilidade de existência de petroleo ou gás. A atividade acontece da seguinte maneira:

O navio BGP Pioneer responsável pela aquisição sísmica reboca 1 cabo com 12 km de extensão e outros equipamentos relacionados a atividade. A atividade, aquisição, será feita em linhas.

O transito sobre estas linhas é temporário, o navio se desloca durante 24 horas, efetuando a aquisição, não ficará estacionado em um ponto fixo bloqueando determinada área.

Devido ao tamanho do navio e os equipamentos rebocados, cabo e etc, a mobilidade deste navio é restrita, lenta e por este motivo solicitamos a todos que pescam na área que por favor antes de saírem para o mar verifiquem a área em que o navio estará operando e se possível evitem esta área, por questão de segurança.

Acompanhando o BGP Pioneer estão 2 outras embarcações Ocean Route e Ocean Dream que quando necessário estarão abordando as embarcações pesqueiras para orientar sobre a atividade e direcionar esta embarcação para uma área segura até que o navio sísmico passe e a área esteja totalmente liberada, sem riscos para a atividade e as embarcações. A navegação deste navio, durante a atividade, está restrita a área licenciada pelo IBAMA, delimitada em vermelho e amarelo conforme demonstrado na imagem.

Esta atividade e a área em que o navio estará operando, está sendo informada diariamente pela RÁDIO COSTEIRA DE ITAJAÍ AVISO aos NAVEGANTES da MARINHA. Saiba mais AQUI

aviso