Pesquisadores divulgam boletim estatístico da pesca em SC

Lançamento ocorreu no dia 12, em Itajaí
por Univali

Na quarta-feira, 12, foi lançado oficialmente o boletim estatístico da pesca industrial do Brasil. O boletim mostra que Santa Catarina mantém o posto de maior produtor de pescado de origem marinha e de sede do maior parque pesqueiro industrial do País. O lançamento ocorreu na sede do o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

Na ocasião foram apresentados os boletins estatísticos da pesca industrial dos anos de 2010, 2011 e 2012, produzidos por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, o Sindipi e a Univali.

2014-03-20-pesquisadores-divulgam-boletim-estatistico-da-pesca-industrial-em-sc.jpg
Grupo da Univali é responsável pelo levantamento estatístico da pesca industrial no Brasil

A pesquisa, feita anualmente, deixou de ser financiada, no último ano, pelo Ministério da Pesca e Ministério da Agricultura, e foi assumida pela Secretaria da Agricultura, que repassou R$ 400 mil ao Sindipi para contratação de pesquisas estatísticas do setor.

João Rodrigues, secretário da Agricultura e da Pesca, diz que esse boletim é importante para manter o Estado na liderança do setor e facilitar acesso aos programas do Governo Federal. Santa Catarina é o maior produtor nacional de pescado marinho, sendo pesca industrial responsável por 136 mil toneladas e a pesca artesanal por 14 mil toneladas, totalizando 150 mil toneladas ao ano. As informações da pesquisa de estatística foram obtidas nos principais portos pesqueiros do Estado por meio de fichas de produção, entrevistas de cais e de observadores de bordo alocados nas embarcações pesqueiras.
A pesca em Santa Catarina

A posição de liderança do Estado é decorrente da importante atividade de pesca industrial sediada nos municípios de Itajaí e Navegantes. Só a região de Itajaí é responsável por cerca de 20% da produção nacional de pescado, concentrando as operações de descarga de mais de 600 embarcações de porte industrial, sendo assim considerado o principal polo pesqueiro do Brasil.

No contexto estadual, essa região contribui com 90,95% dos empregos no setor pesqueiro, representando 3.016 trabalhadores, sediando um significativo número de empresas que estão, de forma direta ou indireta, ligadas à atividade da pesca. É também responsável por inúmeros empregos indiretos, como por exemplo, os fornecedores de produtos usados nos processos da pesca, como redes, combustíveis, gelo, insumos, além da indústria alimentícia, a partir do processamento do pescado.