Presidente da CIDASC apresenta implantação do sistema SISBI no setor pesqueiro

Na última quinta-feira (12/12), o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Enori Barbieri, fez uma apresentação sobre a implantação do SISBI /SUASA no setor pesqueiro, em uma reunião realizada na sede do Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI). O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

A CIDASC já implantou o SISBI /SUASA nos setores de carnes e lácteos, e deve instalar no setor de pescado no inicio de janeiro/2014. Para isso, já solicitou ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) a auditoria a ser realizada em uma empresa de pesca em Camboriú. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça, que também estava presente na ocasião, comprometeu-se a auxiliar no processo junto ao MAPA, para que o mesmo seja ágil.

A legislação que será aplicada será a mesma que o MAPA aplica nas empresas com SIF (Serviço de Inspeção Federal). Toda a documentação necessária para a implantação do SISBI está no site da CIDASC (cidasc.sc.gov.br). O objetivo é que todas as empresas que hoje operam com Serviço de Inspeção Estadual (SIE), migrem para o SISBI. Para o setor pesqueiro de Itajaí e região a implantação do SISBI é extremamente importante, pois vários estabelecimentos prestadores de serviço poderão ser aperfeiçoados.