Primeiro aplicativo de peixes marinhos do Brasil é lançado em 33 países

Com base no livro “Peixes Marinhos do Brasil – Guia Prático de Identificação”, do biólogo marinho Marcelo Szpilman, foi lançado o primeiro aplicativo interativo para a identificação de peixes marinhos. O livro está catalogado e disponível na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e, desde 2001, é padrão oficial adotado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos para a classificação dos espécimes de água salgada com vistas à homologação de recordes brasileiros e orientações técnicas. Além dos pescadores e mergulhadores, até as donas de casa poderão utilizá-lo para identificar os peixes na peixaria. Mesmo que a tecnologia tenha sido lançada há poucas semanas, ela já está presente em 33 países.  O aplicativo é muito útil para quem quer identificar os peixes capturados na pesca, observados ou fotografados nos mergulhos ou mesmo no momento da compra do peixe em uma peixaria. Além de muitas outras coisas, o programa possui fichas completas de 170 peixes, centenas de ilustrações, fotos coloridas e as espécies semelhantes são apresentadas em um sistema de rodízio. Tudo isso para que seja fácil identificar visualmente mais de 200 espécies de peixes marinhos.

Funções do Aplicativo:

- Buscas por nomes, famílias e gêneros;

- Chaves para identificação visual com 184 ilustrações de peixes em preto e branco;

- Lista com 778 nomes científicos e seus nomes comuns em português, inglês e espanhol;

- 170 fichas completas com 178 ilustrações de peixes em cores e 84 fotos coloridas. Cada ficha contém: nome científico, nomes populares, em português, inglês, espanhol e francês, e informações detalhadas sobre sua coloração, características, medidas (com os recordes brasileiro e mundial de pesca), ocorrência, habitat, hábitos e comportamentos, formas de captura e qualidade da carne, status de ameaça de extinção, outros nomes em português, inglês, espanhol, francês e italiano, e observações importantes. As espécies semelhantes aparecem junto com a principal, em um sistema de rodízio;

- Dicionário de nomes em português, inglês e espanhol de mais de 700 peixes, rápido e fácil de utilizar;

- Dois jogos para divertir, entreter e exercitar a identificação dos peixes. O clássico jogo da memória e o jogo de identificação e

- Informações gerais sobre os peixes marinhos, práticas de consumo e noções básicas de pesca, oceanografia e biologia marinha.

Para conhecer o aplicativo para iPad (preço US$ 9.99), acesse o site. Para conhecer o aplicativo para iPhone e iPod (preço US$ 6.99), acesse o site. No App Store ou iTunes Store procure por “Peixes Marinhos”. Em breve, o aplicativo estará disponível para dispositivos com o sistema Android. Para visualizar o aplicativo em execução, acesse o link.

Fonte:Ciclo Vivo

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, chuva isolada devido a passagem de uma frente fria na área de pesca. Na quarta, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

Previsão para hoje (20/09/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Tempo instável com chuva em boa parte do dia devido ao deslocamento de uma frente fria na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Quinta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Tendência: Na sexta-feira, volta chover na área da pesca devido a presença de novas áreas de instabilidade formadas pela presença de um Ciclone Extratropical na costa do Sul do Brasil. Ventos de NE a NW de 40 a 50km/h. Mar com altura de ondas de 1.5 a 2.0 metros. No sábado, tempo ainda instável com chuva por causa do Ciclone Extratropical no oceano. Ventos de SE de 40 a 50km/h, ondas de 1.5 a 2.0 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES. Nesta terça-feira, chuva isolada devido a passagem de uma frente fria na área de pesca. Na quarta, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

Previsão para hoje (20/09/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Chuva pela manhã no setor norte da áreas de pesca, melhorando no decorrer do dia com presença de sol em boa parte da região.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes entre Chuí e Mostardas. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Quinta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Tendência: Na sexta-feira, volta chover na área da pesca devido a presença de novas áreas de instabilidade associadas a presença de um Ciclone Extratropical na costa. Ventos de NE a NW de 40 a 50km/h. Mar com altura de ondas de 1.5 a 2.0 metros. No sábado, tempo mais estável com predomínio de sol entre poucas nuvens. Ventos de SE de 40 a 50km/h, ondas de 1.5 a 2.0 m.

Fonte: Epagri/Ciram