Rádio Costeira presta quase 1600 informações em novembro

A Rádio Costeira é um dos mais importantes serviços à disposição de pescadores, familiares, embarcações e empresas de pesca. A estação trabalha 24 horas por dia e permite o contato dos pescadores em alto mar com os parentes na cidade, além de repassar orientações e dicas para o melhor andamento das atividades do dia a dia de quem atua no mar.

Em novembro, foram prestadas 1.599 informações, sendo que 1.289 foram sobre posição de embarcações; 210 sobre previsão do tempo; 60 sobre dicas de segurança e saúde; e 32 solicitadas pela Marinha da Argentina devido ao desaparecimento do veleiro TUNANTE II com quatro tripulantes a bordo.

O horário com maior solicitação de atendimentos foi das 12h às 18h com 569 registros, sendo 148 registros de embarcação saindo à Barra e 92 de posição trabalhando. Das sete ocorrências registradas em novembro, duas foram relacionados a problemas de saúde com familiares e tripulantes; três de embarcações com problemas mecânicos; duas solicitações de urgência.

A Rádio Costeira atende qualquer embarcação no mar, basta que entre em contato através dos rádios VHF (Canais 16 e 22) e SSB (Canais 4425.60 e 5300). Sua equipe de profissionais especializados opera com seis equipamentos com seis frequências diferentes. A equipe conta com um médico para atender aos casos de emergência e um profissional da Univali que, de hora em hora, transmite as informações meteorológicas.

É possível entrar em contato com a Rádio Costeira de Itajaí pelo telefone (47) 3346-4470, ou acompanhar o serviço pela internet, basta entrar no site da Prefeitura de Itajaí e buscar o menu 'Serviços', e lá encontrar o link da Rádio Costeira.

Reprodução: Site Prefeitura Municipal de Itajaí