RELEASE: Maior sindicato da pesca do país completa 31 anos

Maior sindicato da pesca do país completa 31 anos

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) considerado o maior e mais organizado sindicato do setor pesqueiro, comemora no dia 28 de abril os 31 anos de sua criação. A entidade constituída para fins de estudo, coordenação e proteção, representa as indústrias e os armadores de pesca de Itajaí e região, maior pólo pesqueiro do país. Responsável por diversos projetos e ações dentro e fora do setor pesqueiro, como o popular Caminhão do Peixe, que virou modelo e neste ano será implantado em outras 50 cidades, o sindicato também é o realizador da maior feira da pesca e aquicultura do país, a AQUAPESCABRASIL.

Ao longo dos anos o SINDIPI também firmou inúmeras parcerias com entidades de grande representatividade como a UNIVALI, o SEBRAE/SC, o próprio Ministério da Pesca e Aquicultura, entre outros. Os resultados foram inúmeras pesquisas sobre a produção pesqueira na região e a utilização de novas técnicas e tecnologias, realização de cursos profissionalizantes e programas de incentivo ao consumo.

“Com certeza estamos no caminho certo, o SINDIPI já se consolidou perante os órgãos que regulamentam a pesca no Brasil, agora precisamos buscar cada vez mais a profissionalização e sustentabilidade do setor como um todo”, afirma o atual presidente do sindicato, Giovani Monteiro, sobre os futuros desafios do SINDIPI. O sindicato tem atualmente 260 associados, entre eles, algumas das maiores indústrias de processamento e beneficiamento de pescados do país, responsáveis pela produção de 80% do pescado congelado consumido internamente. Já os armadores de pesca associados ao SINDIPI possuem a mais moderna e bem equipada frota de embarcações industriais de todo o território nacional.

Assessoria de Imprensa do Sindipi

Jornalista responsável: Jéssica M. Feller