Sardinha lidera categoria de pescados desembarcados em São Paulo no primeiro semestre de 2012

A sardinha liderou a categoria de pescados descarregados em São Paulo no primeiro semestre do ano passado, segundo dados do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura do Estado. O peixe se posicionou em primeiro lugar no ranking, com 3,3 mil toneladas, seguido pelo camarão sete-barbas, com 1,7 mil toneladas, e da corvinha, com 1,2 mil toneladas. Das 15 mil toneladas desembarcadas, nove mil foram pescadas em Santos.

O comerciante Gilberto Vidal vende pescado há cinco anos na região e diz estar satisfeito com a safra.

– O ano foi bom para nós. A procura foi bastante grande. O pessoal está comendo muito a carne branca. É uma comida saudável – afirmou.

A média de vendas de frutos do mar em épocas normais é de até 500 quilos. De acordo com o comerciante, o número dobra no fim de ano e no período de férias. Segundo ele, as três variedades que foram mais desembarcadas em 2012 são típicas da região.

Atualmente, a corvinha sai de R$ 6,00 a R$ 10,00 o quilo. O camarão sete-barbas é vendido por R$ 24,00 e a sardinha, por R$ 8,00.

Vidal explica que a sardinha está no defeso, que é o período em que não se pode pescar. Então, ela fica um pouco cara e é comercializada por produtores que a armazenaram. Segundo ele, quando ela está na safra, fica em torno de R$ 2,50 a R$ 5,00.

– A partir do próximo mês, já está fresca como os outros peixes – observa o produtor.

Fonte: Canal Rural