SEC.AGRICULTURA REPASSA RECURSOS PARA PESQUISA DO SETOR PESQUEIRO

Santa Catarina é o maior produtor nacional de pescado marinho, sendo que a pesca industrial responde por 136 mil toneladas e a pesca artesanal por 14 mil toneladas, totalizando 150 mil toneladas ao ano. Para manter essa posição e atualizar os dados oficiais sobre a produção pesqueira, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca vai repassar ao Sindipi (Sindicatos dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) R$ 400 mil para contratação de pesquisa estatísticas do setor. A pesquisa deve ser realizada anualmente e desde 2011 com o fim do convênio com o Ministério da Pesca e da Aquicultura não foi mais realizada no estado.
O anúncio do repasse do recurso foi feito pelo secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e pelo gerente de Pesca e Aquicultura, José Marcatti, na segunda-feira, dia 30 de setembro, durante reunião dos associados do Sindipi. “A importância destes dados que serão coletados durante a pesquisa é para manter o estado líder do setor e facilitar acessos aos programas do Governo Federal”, destacou Rodrigues. Os recursos serão descentralizados à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí.
O presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, agradeceu ao Governo do Estado e lembrou a parceria existente para o desenvolvimento do setor.  Monteiro relatou que o Sindipi possui atualmente aproximadamente 300 associados (entre armadores e indústrias) que juntos geram cerca de 30 mil empregos diretos e 70 mil indiretos, e que Itajaí e Navegantes abrigam as maiores indústrias de processamento de pescados do Brasil e representam o maior polo pesqueiro do Brasil (produção e beneficiamento). As informações da pesquisa de estatística serão obtidas nos principais portos pesqueiros do Estado por meio de fichas de produção, entrevistas de cais e de observadores de bordo alocados nas embarcações pesqueiras. Todos os dados serão mantidos no mais absoluto sigilo, sendo utilizados exclusivamente para fins de pesquisa.