Secretaria da Agricultura apresenta ações em Chapecó

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca realizou Coletiva de Imprensa em Chapecó. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, apresentou as ações da Pasta em 2011. O relatório da Secretaria foi apresentado em conjunto com o secretário adjunto, Airton Spies, o presidente da Epagri, Luis Hesmann e o presidente da Cidasc, Enori Barbieri. Este ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca aplicou R$ 51 milhões diretamente em programas e projetos para o fomento agropecuário no Estado. As empresas vinculadas, Epagri e Cidasc, aplicaram cada uma, respectivamente R$ 281 milhões e R$ 142 milhões em pesquisa, extensão rural e defesa sanitária animal e vegetal. Totalizando para o setor público agrícola estadual mais de R$ 484 milhões em investimentos.

Rodrigues demonstrou os números e a abrangência de cada projeto e programa da Secretaria da Agricultura. “Esse ano a agricultura catarinense teve bons resultados, o clima colaborou para uma boa safra e os preços da maioria dos produtos esteve acima da medida histórica”, afirmou. O secretário aproveitou a oportunidade ainda para anunciar que em fevereiro será criada a Carteira de Saúde Animal para Equinos que substituirá a Guia de Trânsito Animal. Após a Coletiva de Imprensa, foram da entregues máquinas e suplementos agrícolas referentes a convênios no valor total de R$ 1,3 milhão. Os municípios beneficiados serão: Ponte Serrada; Princesa; Ouro Verde; Cordilheira Alta; Vargeão; Treze Tilhas; Xaxim; Iomerê; Abelardo Luz; Ipuaçu; Irani; Cunhatai; Itaberaba e Jaborá. Na oportunidade, também foi lançada a Síntese Anual da Agricultura 2010/2011, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola - Epagri/Cepa e entregue o Relatório de Ações da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca em 2011.

Informações adicionais: jornalista Anna Bellani, telefone (48)  3239 41 37 //32 39 40 84 //8843-4996, e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br.