Secretaria da Agricultura e Pesca de SC e SINDIPI apresentam demandas ao Ministério da Pesca

Secretaria da Agricultura e Pesca de SC  e SINDIPI apresentam demandas ao Ministério da Pesca

Nesta quarta-feira (30), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, esteve em Brasília para audiência com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira. O secretário estava acompanhado de representantes do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), o presidente da entidade, Giovani Monteiro e o vice presidente, Joaquim Anacleto.  O motivo do encontro foi tratar de assuntos ligados à pesca catarinense, principalmente sobre a importação de pescados de outros países. O secretário João Rodrigues explica que o setor está preocupado com a entrada de pescados industriais em Santa Catarina, principalmente vindos da China e Vietnã, como o peixe panga. “A entrada desses produtos provoca a concorrência desleal de mercado, pois os pescados importados apresentam um preço inferior ao catarinense”, afirmou João Rodrigues. Na reunião foi solicitado ao ministro Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira que o Governo Federal dê mais atenção à indústria brasileira de pescados, criando tributos para a entrada de produtos industrializados de outros países.  O secretário da Agricultura solicitou ainda um tratamento igualitário para Santa Catarina referente a área do defeso. “Os demais Estados, principalmente no Norte do Brasil, ficam dois meses na época do defeso, enquanto Santa Catarina fica apenas quatro meses”, destacou Rodrigues.  Também foram discutidas no encontro questões sobre a divisão da frota de Arrasto e o permissionamento da frota de cerco e arrasto.

Informações adicionais: Jornalista Anna Bellani, telefone (48)  3239 41 37 //32 39 40 84 //8843-4996, e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br.

Para ver a cobertura fotográfica da reunião acesse: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.1719267880392.70983.1799138372&type=1&l=115e649936