Secretaria da Agricultura e Pesca realiza seminário em Joaçab

Secretaria da Agricultura e Pesca realiza seminário em Joaçaba

Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca realizou Seminário para apresentação de programas e ações da Pasta em Joaçaba. O encontro reuniu prefeitos da região, secretários municipais de Agricultura e lideranças do setor agropecuário.Na oportunidade, o secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, apresentou os programas e a nova estrutura da Secretaria. "É importante que todos saibam o que pode ser feito e aquilo que precisa ser feito para o desenvolvimento da agricultura no Estado", afirmou. Spies falou ainda sobre as ações da Agricultura nas áreas de pesquisa, extensão rural, fomento agropecuário e defesa sanitária, por meio das empresas vinculadas Epagri e Cidasc. "Esta é a última geração de agricultores por acaso, não há mais espaço para amadores. As próximas gerações serão de agricultores com vocação para trabalhar no meio rural", explicou o secretário adjunto.O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, conversou com os presentes sobre o desafio de manter o jovem no campo e diminuir o êxodo rural. "O campo está ficando velho, não há sucessores para as propriedades. Por meio dos programas da Secretaria nós queremos evitar que cerca de 29 mil propriedades, em dez anos, sejam extintas", falou. De acordo com Rodrigues, sua intenção é criar uma legislação que crie a figura do microempreendedor rural, com políticas diferenciadas para o meio rural. "A idéia do Governador Raimundo Colombo é criar uma zona franca rural, onde o produtor rural continuará com os benefícios adquiridos porém será tratado como um micro empresário", comentou o secretário.

Na conversa com os presentes, o secretário João Rodrigues ressaltou a importância do Seguro Agrícola e destacou a nova proposta do programa em que o Governo Federal pagará metade do valor da contratação para o produtor rural. "A parte que deverá ser paga pelo produtor rural será dividida com o Governo do Estado", concluiu. Também estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antonio Lorensetti; o gerente regional da Agricultura, Moacir Zanluca; gerente regional da Epagri, Luis Carlos Coelho; gerente regional da Cidasc, Antonio Maria Hernes; além de prefeitos e vereadores da região. Após a reunião, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e o secretário adjunto, Airton Spies, seguiram para a Unoesc para participarem do Projeto Polo Inovale para apresentação do Plano de Desenvolvimento do Vale do Rio do Peixe.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca