Segurança é tema de treinamentos exigidos à tripulação de pesqueiros

Salvamento, atendimento a emergências e primeiros socorros são os temas centrais do treinamento realizado diariamente às tripulações de embarcações pesqueiras da frota industrial catarinense. Na manhã desta quinta-feira (23), um grupo de pescadores de atuneiros de Itajaí recebeu o treinamento dos profissionais da Cliomed, empresa conveniada ao SINDIPI. O curso é uma exigência da NR30 e precisa ser realizado periodicamente.

Durante sua fala, o técnico de segurança do trabalho e bombeiro civil, Odair José Schmitz, relembrou aos pescadores todas as ferramentas que devem ser acionadas em caso de acidente. À bordo, os trabalhadores treinaram como vestir e amarrar os coletes, recebem orientação sobre o momento correto e qual a maneira mais segura de saltar da embarcação em caso de naufrágio e ainda quais as técnicas mais eficientes para que o grupo permaneça unido e aumente as chances sobrevivência na água e resgate.

Apesar de serem abordados no treinamento periódico previsto pela NR30, a segurança no mar e a salvatagem são explanados com mais profundidade nos cursos de pescadores (MOP, POP e PEP) oferecidos pela Marinha do Brasil e, aqui na região, também pelo IFSC, o Instituto Federal de Santa Catarina.

“Todas as ferramentas que garantem a segurança da tripulação são extremamente importantes e têm o nosso apoio”, ressalta o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.

curso treinamento