Semana do Pescador de Itajaí tem encontro com boxistas do Mercado do Peixe

Evento educativo será para debater práticas de manipulação do pescado

A programação da 5ª Semana do Pescador de Itajaí reserva para esta segunda-feira um momento para falar de saúde. Um encontro educativo com a Vigilância Sanitária Municipal está agendado para às 18h30min no Sindicato de Indústria da Pesca de Itajaí (Sindipi) e deve reunir os trabalhadores das três unidades do Mercado do Peixe de Itajaí: no Centro, Cidade Nova e São Vicente. O objetivo é reforçar as atividades aplicadas no dia a dia dos comerciantes, bem como avaliar as práticas de manipulação do pescado.

O encontro será dividido em três etapas. Inicialmente será apresentado o relatório de avaliação da Vigilância Sanitária em 2012 e 2013. O relatório mostra as irregularidades que acontecem no cotidiano, como a falta do uso do uniforme, por exemplo. Na segunda etapa será feito um debate para tirar dúvidas sobre a manipulação do pescado. Na última etapa do encontro será feito o planejamento para o concurso gastronômico da pesca, em que serão definidas as regras para os participantes e o local onde a prova será realizada. Os participantes que apresentarem as cinco melhores receitas serão premiados com um troféu que será exposto no Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer, do Centro. O concurso está previsto para o mês de agosto.

A festa

A programação da semana do pescador é intensa. Mas é a Festa do Peixe, no próximo sábado, o ponto alto das atividades. O evento ocorre na Vila da Regata, ao lado do Centreventos. A abertura dos portões ocorre a partir das 10h, e uma hora mais tarde, os pratos começarão a ser servidos gratuitamente à comunidade. De acordo com a Secretaria da Pesca, a estrutura da festa, que está na 9ª edição, será a mesma de 2012, com um total de 38 barracas coordenadas por entidades públicas e particulares.

Fonte: O SOL DIÁRIO