Notícias
Seminário Itália - Brasil etapa SC é realizado no SINDIPI
Na última sexta-feira (24), o SINDIPI sediou o Seminário Itália - Brasil - Etapa Santa Catarina, com foco no intercâmbio de conhecimento, inovações e fomento de negócios no setor pesqueiro. A iniciativa foi promovida pela ITA (Italian Trade Agency), a partir da Acatmar, a Associação Náutica Brasileira e o SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região). O encontro reuniu empresários, pesquisadores e representantes do governo italiano, além de autoridades da região. Estiveram presentes o prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), o deputado estadual (presidente da comissão do meio ambiente e membro da comissão de pesca da Alesc) Marcos José de Abreu, Marquito (PSOL), o superintendente Federal da Pesca em SC, Jean Ricardo, o Secretário da Pesca e Aquicultura de SC, Tiago Frigo, o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Fernando Pegorini (PL), o presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, o presidente do Conselho das Entidades de Itajaí, Bento Ferrari e a Coordenadora de Gestão Participativa Costeiro-Marinha da pesca artesanal do MPA, Adayse Bossolani da Guarda.
Além de apresentar a realidade pesqueira do país durante o seminário, a comitiva italiana realizou visitas técnicas na fazenda Freguesia das Ostras, em Florianópolis, em Itajaí, nas indústrias Vitalmar e Cais do Atlântico, em uma embarcação de pesca de cerco e também no Porto de Itajaí. “Foi uma experiência importante e significativa para todos nós”, afirmou a vice-diretora do ITA para o Brasil, Francesca Galli.
“O nosso trabalho é fomentar novos negócios, buscar sempre a troca de conhecimento e também abertura de novos mercados”, frisou o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos. “Foi um prazer receber todos aqui e poder apresentar um pouco da nossa pesca, da nossa cidade e da região”, completou.