Seminário Pense Pesca termina com formação de grupo de trabalho

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia realizou, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), no Auditório Antonieta de Barros, o 1º Seminário “Pense Pesca”. Na ocasião, os participantes decidiram criar um grupo de trabalho sob a supervisão da Comissão de Pesca e Aquicultura e com a participação do Ministério da Pesca, da Secretaria de Estado da Agricultura, de representantes dos maricultores, piscicultores, pescadores artesanais e industriais e das mulheres pescadoras, para sistematizar e dar consequência prática aos encaminhamentos do seminário. Entre os encaminhamentos, destaque para a desburocratização do crédito e do licenciamento ambiental; apoio à extensão e assistência técnica rurais; revitalização e ordenamento do complexo Lagunar (Laguna e região); redução dos impostos federais e estaduais; apoio à isenção do PIS e Cofins dos insumos; redução do ICMS na cadeia produtiva da pesca, piscicultura e maricultura; inclusão do pescado na merenda escolar; realização de um seminário sobre crédito, com a presença do Banco do Brasil; e realização do segundo seminário “Pense Pesca”.  Segundo o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura, o Seminário foi um sucesso e marcou o início da luta para ampliar os direitos dos pescadores. “Nada na vida da gente é de graça. Tudo é fruto de muito trabalho”, ponderou Padre Pedro.Participaram do 1° “Pense Pesca” o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio da Nóbrega de Oliveira; Dom Mauro Morelli, presidente do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) de Minas Gerais, além de representantes do governo do Estado, da Epagri e das Colônias de Pescadores

Fonte: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Nesta sexta-feira, predomínio de nuvens com chuva fraca na área de pesca por influência da circulação marítima. No sábado, nebulosidade variável na área de pesca.

Previsão para hoje (16/09/2011) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altos nas proximidades de Laguna. Predomínio de nuvens com chuva fraca na área de pesca por influência da circulação marítima.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altos nas proximidades de Laguna. Nebulosidade variável na área de pesca.

Domingo, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altos nas proximidades de Laguna. Aumento de nuvens na área de pesca com chuva isolada nas proximidades de Laguna, devido a um sistema de baixa pressão associado a uma frente fria no litoral do RS.

Tendência: Na segunda-feira, presença de sol na área de pesca. Na terça-feira, sol com aumento de nuvens na área de pesca e chuva ao Sul de Florianópolis, devido a um sistema de baixa pressão associado a uma frente estacionária no litoral do RS. Vento de NE com rajadas de 40 a 60km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE/E com picos de 2.5 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO E VENTOS FORTES. Nesta sexta-feira, variação de nuvens na área de pesca. No sábado, aumento de nuvens na área de pesca com chuva isolada entre Chuí e Mostardas, devido a influência de um sistema de baixa pressão do RS e a aproximação de uma frente fria.

Previsão para hoje (16/09/2011) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de NE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Variação de nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de NE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Aumento de nuvens na área de pesca com chuva isolada entre Chuí e Mostardas, devido a influência de um sistema de baixa pressão do RS e a aproximação de uma frente fria.

Domingo, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Chuva melhorando à noite na área de pesca, devido a um sistema de baixa pressão, associado a uma frente fria no litoral do RS.

Tendência: Entre segunda e terça-feira, mais nuvens e chuva na maior parte da área de pesca, devido a um sistema de baixa pressão associado a uma frente estacionária no litoral do RS. Vento de NE/SE com rajadas de 40 a 60km/h. Ondas de NE/E com picos de 2.5 a 3.0 m.

Fonte: Epagri/Ciram