Setor gastronômico de Itajaí adere à Semana do Pescado

Em sua 20ª edição, a Semana do Pescado deste ano em Itajaí terá como foco o setor gastronômico da cidade. Entre os dias 1º e 15 de Setembro diversos restaurantes do município estarão oferecendo pratos à base de pescado com preços promocionais. A ação local é uma iniciativa do SINDIPI, em parceria com a Secretaria de Turismo municipal, a Univali, a ACII e o Convention & Visitors Bureau de Itajaí. A Semana do Pescado acontece em todo o território nacional e busca estimular a venda e o consumo de produtos da pesca e da aquicultura.

“Muito mais do que estimular o consumo da proteína do pescado, que é uma das mais saudáveis que existem, entendemos que fomentar a culinária à base de peixe é também uma volta às origens, afinal, o pescado está nas nossas raízes, faz parte da nossa cultura”, considera o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos. “Já temos confirmados vários restaurantes tradicionais da cidade e teremos desde menus mais sofisticados, até hambúrguer de siri. Haverá opções para todos os gostos e com preços bem atrativos”.

Referência em pesquisas pesqueiras no Brasil, a Univali participa da ação através do setor de gastronomia e do Bistrô do Sabor, o restaurante escola, que durante o período vai oferecer um menu promocional. Criado pelo Chef Julio Pereira, o prato principal terá como base a corvina, uma das espécies mais produzidas na região.

Aqui tem Semana do Pescado

Para identificar os restaurantes que participam, um cartaz será afixado em frente aos estabelecimentos. Além disso, uma lista dos participantes será divulgada à imprensa e também nas redes sociais do SINDIPI e das entidades parceiras.

Em Itajaí, região considerada o maior polo pesqueiro industrial do país, além da ação com os restaurantes, a comunidade poderá aproveitar as tradicionais promoções nos boxes dos mercados públicos no Centro e do bairro São Vicente. Do dia 01 ao dia 15 de setembro haverá promoção nas bancas com produtos frescos e também nas gôndolas dos supermercados com os produtos congelados.

Em 2022, o período da Semana do Pescado gerou um incremento de mais de 50% nas vendas e, para este ano, a iniciativa é ainda mais promissora. A ação nacional tem a parceria da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação  Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), fundamentais para que a campanha ganhasse maior adesão nas redes do varejo e do foodsevice.

semana-do-pescado