Setor pesqueiro de SP defende criação de políticas públicas para reverter queda nos desembarques

No terminal pesqueiro de Santos, houve uma redução de quase 50% nas movimentações entre 2009 e 2010

O desembarque de pescados no Estado de São Paulo diminuiu ao longo dos últimos anos. A movimentação em 2010 apresentou uma queda de 18% em relação a 2009. Segundo dados do Instituto da Pesca, este foi o menor volume dos últimos 43 anos. Representantes do setor defendem a criação de políticas públicas para reverter a situação no Estado. A redução começou já na década de 80. Na época, a descarga de peixes nos terminais chegava a 100 mil toneladas em São Paulo. Agora, mais de trinta anos depois, o volume caiu para 22 mil toneladas. Segundo representantes dos pescadores e das indústrias, a produção tem migrado principalmente para o estado de Santa Catarina, onde há mais incentivos para a atividade. No terminal pesqueiro de Santos, entre 2009 e 2010, houve uma redução de quase 50% no número de desembarques. Desde 2008, quando o governo federal assumiu a administração do terminal, essa é a maior queda já registrada.  Segundo o gerente do entreposto, a queda no ano passado foi causada pela escassez de sardinha na região. A espécie representa 70% da movimentação do local. Correntes marítimas e fatores climáticos provocaram a migração desse tipo de peixe para outras áreas. – Não deu sardinha em Santos, por isso a diminuição no terminal – disse Manoel dos Santos Martins, gerente do terminal pesqueiro de Santos. A situação é tão complicada que atualmente 80% da receita do terminal vem da venda de gelo. Por dia são vendidas 120 toneladas. – Com a venda do gelo a gente cobre o rombo da sardinha – falou Manoel dos Santos Martins.  Segundo o presidente da Indústria da Pesca de São Paulo, a sardinha não é o principal problema. Para ele, a questão maior é a falta de incentivos fiscais. - Existe a questão da guerra fiscal entre os Estados, benefícios fiscais a nível de ICMS que outros Estados concedem e que São Paulo não concede. Nós estamos exportando mão de obra – observou Roberto Imai, presidente da Indústria da Pesca de São Paulo.  Enquanto não há uma recuperação dos desembarques, a movimentação nos terminais fica menor e a economia da região é prejudicada.  – Em Santa Catarina, eles conseguiram fazer um arranjo produtivo bem melhor para a pesca e também políticas públicas para o setor. Uma embarcação para sair precisa de tripulação, gelo, óleo, então você tem uma movimentação econômica muito grande – disse Antônio Olinto, diretor técnico do laboratório de estatística pesqueira do Instituto de Pesca de São Paulo.

Fonte: Canal Rural

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, RAJADAS MAIS FORTES DE NORDESTE DE 50 A 60KM/H AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. A frente fria se afastou para o oceano, deixando apenas nebulosidade na área de pesca nesta quarta-feira. Na quinta, sol entre nuvens.

Previsão para hoje (27/07/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m. Variação de nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol com aumento de nuvens na área de pesca.

Sexta-feira, ventos de NW a S, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Aumento de nebulosidade e condições de chuva no decorrer do dia.

Tendência: Entre sábado e domingo, muitas nuvens e chuva isolada na área de pesca. Vento de S/SE com rajadas de 40km/h. Ondas de SE com picos de 1.5 a 2.0m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. A frente fria se afastou para o oceano, deixando apenas nebulosidade na área de pesca nesta quarta-feira. Na quinta, outra frente fria avança pelo litoral do RS, provocando chuva na área de pesca.

Previsão para hoje (27/07/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m. Variação de nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m. Aumento de nebulosidade e condições de chuva no decorrer do dia.

Sexta-feira, ventos de NW a S, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Predomínio de nebulosidade e chuva na área de pesca, melhorando ao sul de Mostardas no decorrer do dia.

Tendência: Entre sábado e domingo, muitas nuvens e chuva isolada na área de pesca. Vento de SE/NE com rajadas de 40 a 50km/h. Ondas de SE com picos de 2.0 a 2.5m.

Fonte: Epagri/Ciram