SINDIPI busca apoio na luta contra a importação de camarão argentino

Diretores do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) reuniram-se ontem (16/01), com o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca João Rodrigues e outras autoridades, como o Deputado Estadual Edsion Andrino e membros do Sindicato das Indústrias de Pesca de Florianópolis (Sindifloripa).

Os representantes do setor pesqueiro foram pedir apoio em uma questão extremamente delicada, a importação de camarão proveniente da Argentina, que está tramitando no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e que pode causar a desestruturação e consequentemente a extinção das cadeias produtivas nacionais de todos os tipos de camarão explorados e cultivados no Brasil. Em 27/12/12 a SEMOC (Secretaria de Monitoramento e Controle) do MPA publicou nova ARI (Analise de Risco de Importação) para a importação do camarão “PLEOTICUS MUELLERI” da Argentina, revogando a anterior de 07/2012 que proibia a transação por motivos sanitários.

O Secretário João Rodrigues se mostrou preocupadíssimo com a situação e prometeu levar a pauta ao Governador Raimundo Colombo e a bancada catarinense. Os Diretores do SINDIPI esperaram que com essa mobilização ganhem apoio para resolver a questão preservando assim, os pescadores artesanais  e industriais, e os carnicicultores  de todo território nacional.