Notícias
Sindipi completa 35 anos
“O Sindipi vive um momento único”. É assim que o vice-presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região, Fernando das Neves define a entidade que celebra nesta terça-feira (28), 35 anos de fundação. A entidade com mais de 300 associados, ocupa hoje um lugar de destaque no país. O Sindipi é considerado o maior sindicato patronal de Santa Catarina e está entre os principais do Brasil.
Esta representatividade vem auxiliando a instituição que nos últimos meses conquistou espaços importantes dentro do cenário político no nosso país. “As dificuldades têm feito com que o Sindipi reaja e de uma maneira como nunca havíamos reagido. E com estas lutas lideradas pelo sindicato nós passamos a ter uma visibilidade maior junto a classe política que passou a enxergar a pesca dentro do contexto que ela realmente é. Na sua pujança econômica, na geração de emprego e alimento”, destaca Fernando.
Para a diretoria do sindicato esta visibilidade e as conquistas auxiliam na transformação de como a pesca é vista hoje no país. É preciso deixar de lado aquele rótulo de explorador do mar em busca de riquezas e observar que o setor tem outro papel. Um papel muito mais importante e real que é o de distribuir riqueza para o país. Hoje a cada 1 emprego no mar são gerados 10 empregos em terra, envolvendo uma cadeia produtiva que vai desde a produção de redes de pesca até a exportação de pescado para vários países do mundo.
A missão do Sindipi é fazer com que a sociedade entenda esse processo. Hoje, além do reconhecimento junto a classe política, também comemoramos o reconhecimento e visibilidade a nível de Brasil. Os primeiros meses de 2015 foram importantes para o fortalecimento da entidade junto a mídia que leva para todas as regiões do Brasil as atividades exercidas pelo Sindipi e suas pretensões como referencial da pesca no Brasil.
Vivemos um momento onde festejamos as conquistas, mas ao mesmo tempo planejamos o futuro. Hoje o Sindipi está em um processo de luta constante pelos interesses de nossos associados e pela manutenção da atividade pesqueira. Nosso caminho ainda é longo frente às reivindicações de um setor que nos últimos anos só acumulou perdas. Mas acreditamos que se existe o caminho é preciso traçar metas, objetivos.
Assim tem sido a história deste sindicato reconhecido não só por aqueles que vivem da pesca, mas também por outros setores. “Nós somos fortes, uma entidade referência para o país quando o assunto é pesca. E se hoje fazemos o melhor, amanhã devemos nos superar. Para isso é preciso união, foco e verdade”, destaca o presidente da entidade, Giovani Monteiro.
Uma das batalhas travadas pelo presidente do Sindipi é a busca pela Gestão Pesqueira no Brasil. Giovani comenta sobre a importância de investir em pesquisa, avaliações de estoques e estatísticas. Ao longo dos últimos sete anos, o sindicato vem realizando parcerias, entre elas com a Univali. O trabalho desenvolvido com a instituição, por meio de investimentos no programa de observadores de bordo vem garantindo ao setor e a entidades do Governo do Estado e do Governo Federal informações importantes e necessárias para o futuro da pesca. Além da Univali ,o Sindipi ainda mantém parcerias com o Projeto Tamar, Albatroz, Instituto Pesca Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Projeto Pescarias Sustentáveis ( com a GDC Alimentos) e outros tantos. Projetos e iniciativas que tem o mesmo objetivo da nossa entidade. "Acreditamos que somente juntos faremos gestão pesqueira em busca da sustentabilidade dos recursos e pela sobrevivência do setor pesqueiro", finaliza Giovani Monteiro.
https://www.youtube.com/watch?v=2af5zvrGyRU&feature=youtu.be