SINDIPI e outras cinco entidades de classe de Itajaí encaminharam à Câmara um manifesto em que se posicionaram contrárias à alteração no número de parlamentares

Itajaí caminha para ter mais nove vereadores. Foi aprovado na noite de ontem, em primeira votação, o projeto de emenda à lei orgânica que aumenta o número de vereadores de 12 para 21. O placar de votação foi nove a três. A proposta ainda precisa passar pela segunda votação. A sessão, que começou às 18h, estendeu-se por mais de quatro horas. O aumento no número de vagas na Câmara só entrou em discussão após as 22h. A demora teve reflexo na plateia: se no início cerca de 50 pessoas acompanhavam os trabalhos, menos da metade esperou para ver o resultado da votação mais polêmica da noite. O projeto tem a assinatura de oito vereadores – número mínimo de para a proposição de alterações na lei orgânica do município.

Dos 12 parlamentares, apenas Elói Camilo da Costa (PMDB), Luiz Carlos Pissetti (DEM) e Laudelino Lamin (PMDB) foram contrários à proposta. A segunda votação deve ocorrer em agosto, já que a Câmara entra em recesso de 15 dias a partir de 19 de julho. Horas antes da sessão, seis entidades de classe encaminharam à Câmara um manifesto em que se posicionaram contrárias à alteração no número de parlamentares. O documento é assinado pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Câmara De Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca (Sindipi), Intersindical Patronal e Associação dos Distribuidores e Atacadistas (Acad). – Acreditamos que os 12 vereadores que temos hoje são suficientes para Itajaí. Entendemos que outras prioridades devem ser levadas em conta, como saúde, segurança e educação – diz a diretora executiva da ACII, Olga Zanella.

Estado poderá ter mais 292 vereadores em 2013

Na edição de domingo, o DC tratou do assunto. Em um cálculo, demonstrou que nos últimos meses 30 câmaras aprovaram projetos que criaram 114 novas vagas de vereador em Santa Catarina. Em outros nove municípios, projetos estão sendo discutidos e, se aprovados, significarão mais 32 vagas. Apenas um projeto foi rejeitado. O Estado poderá ter mais 292 vereadores a partir de 2013. Atualmente, nos 293 muncípios catarinenses, são 2.697 vereadores.

Fonte: Jornal de Santa Catarina