SINDIPI Informa: Fauna acompanhante - modalidade de arrasto SE-S

Prezados Senhores,

A coordenadoria técnica do Sindipi concluiu análise sobre as espécies listadas como “fauna acompanhante” e “captura incidental” nas autorizações de pesca emitidas para as modalidades de arrasto costeiro de parelha/simples e de arrasto costeiro duplo (Informe Técnico 02/2012).  O resultado dessa análise evidencia que existem muitas espécies que são capturadas nas operações de arrasto que não estão previstas nas autorizações de pesca. De acordo com consulta feita ao escritório regional do Ibama em Itajaí, a presenças dessas espécies na descarga caracteriza a prática de pesca ilegal.  É muito provável que nas demais modalidades de pesca ocorra o mesmo problema, principalmente nas modalidades de arrasto de camarão e de emalhe de fundo. É importante a mobilização de todos para reverter arbitrariedades dessa natureza, colocadas em prática pelos órgãos governamentais sem uma base técnica adequada.  Esperamos que esse tipo de falha seja revertido no âmbito dos Comitês Permanentes de Gestão (CPGs), que deveriam ser criados imediatamente.

Cordialmente,

Coordenadorita Técnica do SINDIPI

* O Informe Técnico 02/2012 pode ser solicitado através do email ct@sindipi.com.br