Sindipi integra Comissão Nacional da Pesca

Sindicatos pesqueiros de várias regiões do Brasil participam da CNP – Comissão Nacional da Pesca criada neste ano pelo CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Na última terça-feira (21), foi realizada a primeira reunião da Comissão, onde o presidente da CNP – Flávio de Moraes Leme apresentou as propostas de trabalho do grupo, que pretende exercer representatividade junto aos órgãos públicos e também dos desafios relacionados a questões ambientais.
           A proposta de trabalho da Comissão Nacional da Pesca está dividida em cinco etapas que passam pelas relações institucionais, trabalhistas e estruturais do setor pesqueiro. Cada etapa conta com uma linha de ação, tempo para execução e a expectativa de resultado. Para o vice-presidente do Sindipi, Fernando das Neves, a CNP deve se tornar a entidade mais representativa na defesa do setor pesqueiro do país. Até porque a CNA tem experiência nas questões relacionadas ao meio ambiente. A Confederação participou ativamente das negociações do código florestal. A presidente da CNA, senadora do Tocantins, Kátia Abreu, é a idealizadora da Comissão e a responsável por acolher o setor pesqueiro dentro da Confederação da Agricultura.
           A criação da Comissão Nacional da Pesca é considerada por representantes do setor pesqueiro um marco histórico para o país. A CNP será a responsável por traçar os novos rumos para o desenvolvimento e também vencer os desafios enfrentados pelo setor.