SINDIPI leva alunos da rede municipal de ensino para conhecer Projeto Tamar

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) promoverá visitas monitoradas onde alunos das escolas da rede municipal de ensino situadas na área de abrangência do sindicato, poderão conhecer a base do Projeto Tamar em Florianópolis. As visitas fazem parte das comemorações dos 32 anos do SINDIPI e tem o objetivo ajudar na educação e sensibilização ambiental dos estudantes.

Para o presidente do SINDIPI, Giovani Genázio Monteiro, a ação mostra o senso de responsabilidade da entidade e a preocupação com as futuras gerações. “O Projeto Tamar realiza um grande trabalho e é muito importante para fazer com que as futuras gerações também tenham essa preocupação com o meio ambiente”, explica Monteiro.

A primeira visita será realizada dia 27 de abril, com alunos das escolas de Itajaí E.B Mar. Olímpio Falconieri da Cunha e C.E.I Prof. Alzira Winter, envolvidos no projeto “Filho de Peixe peixinho é”. As visitas com as escolas das demais cidades estão sendo agendadas.

Posteriormente, o SINDIPI realizará um concurso de desenho e redação com os alunos que participarem das visitações, o primeiro lugar de cada cidade nas duas categorias ganharão bicicletas e um prêmio especial será entregue aos melhores trabalhos do concurso em geral.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.

SINDIPI

O SINDIPI é uma entidade constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das categorias econômicas das indústrias de pesca com base territorial em municípios catarinenses e dos armadores de pesca pessoas físicas ou jurídicas, dos aquicultores, piscicultores marinhos e atividades assemelhadas.

Atualmente o sindicato conta com aproximadamente 300 associados, entre eles algumas das maiores indústrias de processamento de pescado do País e armadores de diversas categorias de pesca que juntos formam uma frota de 700 embarcações.