SINDIPI recebe ICMBio para tratar sobre a pesca sustentável em Grandes Unidades Oceânicas

A gestão da pesca, o Projeto Parceiros, o projeto piloto de monitoramento eletrônico da pesca, o selo de sustentabilidade e a Lista Positiva foram alguns dos temas abordados na reunião realizada na tarde desta terça-feira (20) em Itajaí. Na ocasião, o SINDIPI recebeu a equipe do ICMBio, que apresentou os dados aos armadores presentes, muitos que já participam das ações conjuntas que visam uma pesca cada vez mais sustentável. A reunião foi híbrida e contou com a presença do presidente da entidade, Agnaldo Hilton dos Santos, dos coordenadores das Câmaras Setoriais de Cardume Associado e Linha Vara e Isca-viva, Gizelle Perão e José Francisco Kowalsky, além do presidente do Sitrapesca, José Henrique Pereira.

A apresentação do ICMBio e o seu papel na gestão dos territórios das Unidades Oceânicas (UCs) com histórico, descrição das áreas, regras vigentes e frotas permitidas e identificadas, foi apresentada por Júlio Rosa. O analista ambiental também abordou a criação e o papel dos Conselhos Consultivos e a elaboração e publicação dos Plano de Manejo enfatizando a importância da participação do setor.

Já Monica Peres falou sobre a gestão da pesca e o Projeto Parceiros, principais iniciativas implementadas no Rio Grande do Norte, projeto piloto de monitoramento eletrônico da pesca, selo de sustentabilidade da pesca e a Lista Positiva, registro eletrônico de captura e rastreabilidade do atum para exportação - no âmbito do SISBRAAR-Embrapa, testagem do espinhel horizontal de largada profunda, programa de capacitação para qualificação do pessoal embarcado e equipes de apoio em terra.

A reunião tratou ainda sobre quais iniciativas poderiam ser adaptadas e expandidas para as pescarias de atum no Sul do Brasil e a construção de uma agenda de trabalho para 2024-2025.

atuns-e-afins cardume-associado icmbio linha-vara-isca-viva reuniao