Todos querem a sardinha da Marejada

Pescado na brasa é o prato preferido dos foliões da festa que encerra neste domingo em Itajaí

Pequenina e saborosa, a sardinha ganhou status de prato principal entre os servidos na Marejada, que termina domingo, em Itajaí. Assado na brasa, com receita tipicamente portuguesa, o peixe é o recordista de vendas no evento. Além de movimentar a economia na festa, a compra da sardinha pelos foliões também aquece o mercado pesqueiro em Itajaí, que têm na sardinha o principal produto.

— Na Marejada ganhamos com a divulgação. A festa é uma vitrine para o pescado —avalia Luciano Cabral, diretor da Câmara do Cerco no Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). Só nesta edição da festa, mais de uma tonelada de sardinhas já foi vendida - uma média de 300 pratos ao dia. O número é pequeno se comparado à produção anual da cidade, que chega a 80 mil toneladas do peixe ao ano. Mais de mil trabalhadores atuam diretamente na pesca da sardinha, feita na modalidade de cerco. A grande captura na região favorece o preço do pescado. No Caminhão do Peixe, que percorre as ruas de Itajaí toda semana, o quilo sai por, em média, R$ 1,50:

— É um peixe de fácil consumo e preço acessível — diz o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Aguinaldo Hilton dos Santos. A maior parte da sardinha, porém, é destinada à indústria. Segundo Santos, 80% da produção é absorvida pelas fábricas que produzem o peixe em conserva - algumas das mais importantes estão na região. Na Marejada a sardinha vendida é fresca, fornecida por uma empresa de Navegantes, que retira a cabeça e as vísceras. O prato é servido no momento em que sai do fogo, acompanhado de farinha e limão, e custa R$ 6. O sabor conquista o paladar dos itajaienses e também de quem vem de longe. Sidney Magalhães, 56 anos, traz a família para a Marejada há 18 anos, especialmente para comer a sardinha na brasa. Médico, ele mudou-se do Rio de Janeiro para Blumenau há oito meses, e manteve a tradição. Desta vez, fez questão de degustar o prato com o chapéu de Fritz. A mulher dele, Kátia Lopes, 53, diz que o sabor se equipara ao original português: — Comemos a sardinha na brasa em Lisboa, e aqui é igual. Vale a pena manter as tradições gastronômicas. Para o secretário de Aquicultura, o mais importante é incentivar o consumo dos sabores do mar: — Muita gente sai da festa, depois de experimentar um produto, e procura os pontos de venda de pescado para levar para casa. Acaba incentivando o consumo.

Paella, bolinho de bacalhau e petiscos complementam cardápio

Todos os anos no mês de outubro, há mais de uma década, Lourival Antônio Dias da Rosa, 52, troca o trabalho como instalador de pisos para assar sardinha na brasa na Marejada. Com o tempo, aprendeu os segredos do preparo do peixe: — Tem que colocar a sardinha para assar ainda congelada, senão ela desmancha.

O cuidado no preparo se justifica pela concorrência: a sardinha é apenas um entre os vários pratos à base de peixes e frutos do mar servidos na Marejada. Os vários estandes gastronômicos da festa vendem de paella a caldeirada, passando pelos petiscos. Heriberto Cadore, gerente da barraca da sardinha na brasa, acredita que seu principal concorrente seja o bolinho de bacalhau: — Tem três entidades vendendo, e sabemos que tem boa saída. No estante do Lions Verde Vale, o principal pedido é o camarão soltinho, seguido de perto pela caldeirada de frutos do mar. — As pessoas vêm, provam, e acabam levando mais — diz a voluntária Maria Gorete ldricht. Tenho

O CERCO

- A captura da sardinha ocorre na modalidade de cerco

- Os barcos localizam os cardumes através de sonares ou sondas e os cercam, literalmente

- Os peixes são arrastados por uma rede e levados para as embarcações

- A sardinha é pescada, principalmente, no Sul e Sudeste do Brasil

- A safra vai de 15 de fevereiro a 1º de novembro, com um período intermediário de defeso entre junho e julho

Fonte:A Notícia

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, AUMENTO DA AGITAÇÃO MARÍTIMA. Nesta sexta-feira e no sábado, um sistema de alta pressão no oceano mantém variação de nuvens e chuva fraca isolada na área de pesca.

Previsão para hoje (21/10/2011) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chuva fraca ocasional na área de pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chuva fraca ocasional na área de pesca.

Domingo, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol entre nuvens e chance de chuva isolada da tarde para noite, na área de pesca.

Tendência: Na segunda-feira, sol entre nuvens com chance de chuva isolada da tarde para noite. Na terça, tempo fechado com chuva e temporais isolados devido ao rápido deslocamento de uma frente fria pelo Litoral Sul. Vento de NE a NW com rajadas de 40 a 60km/h. Ondas de E/NE com picos de 1.5 a 2.0 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO. Nesta sexta-feira, um sistema de alta pressão no oceano mantém variação de nuvens na área de pesca. No sábado, um cavado (área alongada de baixa pressão) favorece chuva isolada entre a tarde e noite ao sul de Mostardas.

Previsão para hoje (21/10/2011) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Presença de sol com aumento de nuvens na área de pesca. Entre a tarde e noite há condição de chuva isolada ao sul de Mostardas.

Domingo, ventos de NE a E, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Predomínio de nuvens com condições de chuva na área de pesca.

Tendência: Entre segunda e terça-feira, a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical mantém o tempo fechado com chuva e temporal isolado na área de pesca. Vento de NE/NW, passando a SW, com rajadas de 60 a 90km/h na terça-feira. A agitação marítima aumenta na terça, com picos de 3.0m.

Fonte: Apagri/Ciram