Veterano vence Festival de História de Pescador

Parceria com o SINDIPI garante o sucesso de mais uma edição do festival

Uma lanterna derrubada no mar e que foi reencontrada no dia seguinte, ainda ligada, nas garras de um siri foi o causo vencedor do 3º Festival de História de Pescador, evento integrante do último dia da programação da Marejada e que conta com a parceria do Sindipi - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região. Valtair Dionísio de Melo faturou R$ 1,5 mil e fez questão de apresentar o siri congelado e a lanterna, a mesma derrubada na praia de Canto Grande e que deu origem a esse ‘acontecimento’. “Trouxe o bicho e o equipamento para provar que eu não minto”, avisa ele, tão logo o prêmio foi entregue.

Ao todo, oito candidatos concorreram à premiação em dinheiro. Seu Vati, como também é conhecido o primeiro colocado, já havia participado de todas as outras edições, mas somente agora chegou a ganhar algo. O segundo lugar ficou com Luzair Lauro Martins. Morador de Palhoça, na Grande Florianópolis, é a segunda vez que ele fica em segundo lugar e fatura R$ 1 mil. “Tava tarrafeando no Rio Cubatão, quando cai na água e perdi meu ‘raidinho’. Fui embora porque tava tarde e retornei no dia seguinte para mais um dia de trabalho, quando numa nova tarrafeada encontrei o aparelho, ligado, tocando a mesma música que tocava quando caiu na água”, disse ele no concurso.

A terceira posição ficou com Christian Ferro Corrêa, pescador, surfista profissional e agora, contador de causos. Ele e o pai foram pescar siri goiá nos molhes de Itajaí e naquela dia a safra foi boa. Ele só percebeu, no entanto, que as 80 espécies capturadas tinham sido atraídas pelo “goiá bombado” que ele estava sentando em cima. “Levei um tapa do bicho tão forte que a garra me causou uma cicatriz, que tenho até hoje”, contou ele aos jurados, mostrando a marca na testa. Ele nunca havia participado do festival e ganhou R$ 500.

Segundo o gestor cultural do SESC Itajaí, Marcelo Morais, o importante de realizar essa interação com os profissionais da pesca é que eles se sentem valorizados. “Estamos felizes com o resultado porque imaginávamos que viriam contadores de história profissionais, já que a cidade oferece essa formação, mas o que vieram foram narradores espontâneos que acabaram surpreendendo”. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival conta com o apoio do SINDIPI que aposta na valorização da cultura popular dos pescadores.

Os vencedores do 3º Festival de História de Pescador
1º lugar - Valtair Dionísio de Melo – R$ 1,5 mil
2º lugar – Luzair Lauro Martins – R$ 1 mil
3º lugar – Christian Ferro Corrêa - R$ 500

Público supera as expectativas
Os números oficiais dos 11 dias de Marejada serão divulgados tão logo os relatórios estejam fechados, mas em relação ao público, a expectativa foi superada. A organização estimava cerca de 100 mil pessoas na festa. Os números apontam que até sábado, 104. 456 cruzaram os portões para acompanhar de perto as atrações regionais e os shows nacionais que este ano voltaram a fazer parte da programação.

Bilheteria dia a dia

11/10 – 6.443
12/10 – 13.128
13/10 – 20.039
14/10 – 13.694
15/10 – 1.939
16/10 – 3.655
17/10 – 3.140
18/10 – 14.441
19/10 – 5.883
20/10 – 22.094

Memórias do Mar
O espetáculo Memórias do Mar é uma das ações de propagação da ideia de uma rede formada por mais de 100 pessoas cuja atuação foca na temática biodiversidade, conservação e cultura no litoral brasileiro. O grupo tem cerca de 30 parceiros/apoiadores que contribuem com o andamento dos trabalhos. Na Marejada, um trio musical cantou histórias do mar e da relação do homem com a natureza. Além da questão cultural, há pesquisa envolvida. Entre os próximos projetos, está uma expedição nacional prevista para o Pará, onde levarão pesquisa, música e arte, enfim, um trabalho de militância ambiental.
26ª Marejada
De 11 a 21 de outubro
Centreventos Itajaí (Avenida Beira-Rio, Centro)
www.blogdamarejada.wordpress.com