Volnei vai a Brasília em busca de melhorias na pesca e saúde de Itajaí

O deputado estadual Volnei Morastoni (PT), esteve em Brasília na última quarta-feira (30), em busca de melhorias para o setor pesqueiro e a saúde de Itajaí e região. Os pleitos foram tratados com os ministros das áreas afins, representantes dos setores, senadores e deputados federais catarinenses.

Em audiência com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller, Volnei acompanhou os representantes do setor pesqueiro de Itajaí e região, para tratarem sobre a delicada situação da fiscalização em regime especial, que as empresas desse setor estão passando e que pelo modelo de aplicação está afetando o seu funcionamento. "A medida está acarretando grandes prejuízos financeiros e sociais para mais de 60 mil empregos diretos e indiretos que compõem o setor pesqueiro de Itajaí e região", destacou o deputado.

Em uma reunião técnica em busca de uma solução imediata para o setor pesqueiro, ficou definido que o regime especial permanece nas espécies alvos, porém, com uma flexibilidade na fiscalização, em razão de as indústrias e armadores estarem com a produção parada e todo o prejuízo gerado em consequência da nova medida, que chega a R$ 5 milhões por dia. De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Leandro Diamantino Feijó, o MAPA não possui fiscais suficientes em Santa Catarina para atender a demanda. "Vamos enviar fiscais de outros estados para conseguirmos finalizar a fiscalização do regime especial no estado catarinense, que ainda possui cinco lotes para serem analisados".

Também ficou definido que todo mês haverá uma mesa de trabalho com o setor pesqueiro, técnicos da Câmara das Indústrias da Pesca de Santa Catarina, das Universidades e do MAPA, para formularem uma Política Nacional que normatize o sistema de identificação das espécies em todo território brasileiro. "Avalio como positivo o resultado da reunião, o ministro Geller teve bom senso e com diálogo esperamos resolver efetivamente o problema do setor pesqueiro de Itajaí e região", completou Morastoni.

Já sobre a área da saúde, Morastoni e o deputado federal, Décio Lima (PT), acompanharam a diretora geral do Hospital Marieta Konder Bornhausen, Irmã Sandra Pedrinha Zanotto, e a sra. Zilda Bueno da S. Brugago, em audiência com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Em pauta, estava a apresentação de projetos para aquisição de equipamentos para o Complexo Madre Tereza, anexo ao hospital e que está em construção. Todas as ações de cadastro dos projetos iniciadas em 2013, foram mencionadas pela diretora do hospital.

"O ministro entendeu a necessidade da liberação em tempo hábil dos recursos para equipar as áreas essenciais do novo complexo, e em breve, irá agendar nova audiência para viabilizar a liberação desses projetos, seguindo o cronograma das obras", disse Volnei. O pleito já havia sido encaminhado pelo ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sendo mantido pelo ministro Chioro.

Depois que o Complexo Madre Tereza estiver pronto, o atendimento do hospital será ampliado. O novo prédio terá 15 andares e 201 leitos, distribuídos em mais de 21 mil metros quadrados. O espaço vai abrigar, entre outros setores, um pronto socorro, um novo centro cirúrgico e uma unidade de alta complexidade em oncologia.

Renata Furlanetto
Assessoria de Comunicação do Deputado Volnei Morastoni

Fonte: http://www.volneimorastoni.com.br/publicidade/noticia/503-Volnei+vai+a+Bras%C3%ADlia+em+busca+de+melhorias+na+pesca+e+sa%C3%BAde+de+Itaja%C3%AD.html