Audiência debate criação de peixes em tanque-rede em SC; setor pesqueiro de Rio Grande debate Portar

traineiras

Jornal Agora RS São José do Norte

06/10 06:51

MPF, Ibama e lideranças pesqueiras debateram a Portaria 43

O promotor de Justiça da Vara Federal em Rio Grande, dr. Michael von Mühlen de Barros Gonçalves, recebeu na tarde do último dia 2, em seu gabinete o chefe do Escritório Regional do Ibama em Rio Grande, Sandro Klippel, além dos presidentes das Colônias de Pescadores do Rio Grande (Z-1) e de São José do Norte (Z-2), Hilário Ferreira Borges e Carlos Alberto Simões, respectivamente, e o presidente da CÂmara Municipal de Vereadores de São José do Norte, vereador Alexandre Carinha Novo (que solicitou a reunião), além do tenente PM Milton Moacir da Rosa, comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) para discussão sobre o combate à pesca predatória que se verifica na região que, segundo informou o vereador nortense, é promovida com maior intensidade por traineiras de Santa Catarina. Durante o encontro, Alexandre Novo discorreu sobre os prejuízos que a pesca de cerco provoca na região, referindo-se também às licenças liberadas pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap). Por sua vez, Sandro Klippel falou sobre a importÂncia da publicação, pelo Ibama, da Portaria 43/2007, que proíbe a pesca da corvina, independentemente do tipo de licença dado aos armadores pesqueiros, e lembrou que as traineiras estão sendo monitoradas pela fiscalização do Ibama desde o Rio Grande e que o trabalho de fiscalização vem se mostrando satisfatório, mas que, no entanto, essa atividade pode ser melhorada, inclusive ganhando maior intensidade, posto que agora a situação do Ibama conta com melhor estrutura. Já o vereador Alexandre Novo, lembrou que o Ibama deveria efetuar fiscalização noturna, especialmente na região da Quarta Secção da Barra para garantir êxito na descarga de produto proibido. O tenente Milton, na condição de responsável pela Patrulha Ambiental, deixou claro que houve vigilÂncia sobre aquela região, no fim de semana, mas que nada foi verificado e que existem também muitas denúncias que terminam desencontradas. Falou também na possibilidade das colônias prestarem colaboração à Patram para que esta possa melhorar o seu trabalho de fiscalização, especialmente em águas rasas. Para o presidente da Colônia Z-2, Carlos Simões, os órgãos de fiscalização devem intensificar o trabalho contra a pesca com utilização de redes de trolha no estuário da Lagoa dos Patos, a partir do final deste mês. Quanto ao pedido feito pela Patram, os presidentes das Colônias Z-1 e Z-2 prometeram estudar o assunto e inclusive levá-lo ao conhecimento dos prefeitos Janir Branco e Vicente Ferrari, respectivamente. Ao final da reunião, o dr. Michael von Mühlen de Barros Gonçalves disse que estará gestionando também junto à Polícia Federal do Rio Grande para que venha a existir operações conjuntas com a Patram e Ibama, com o objetivo de incrementar a fiscalização contra a pesca predatória.

Manutenção da Portaria 43

Através de indicação, o vereador Alexandre Carinha Novo (PSDB), após a reunião realizada no Ministério Público Federal em Rio Grande, entrou com indicação na última sessão do Legislativo nortense, solicitando que a Mesa da CÂmara gestione junto ao presidente do Ibama, sr. Balizeu Alves Margarido Neto, para que o conteúdo da Portaria 43, expedida por aquele órgão federal, com data de 24 de setembro e publicada no Diário Oficial, com o novo permissionamento de pesca, tenha validade também para o ano de 2008. Alexandre Novo justificou o pedido salientando que a crise gerada pela operação de embarcações cerqueiras (traineiras) sobre os recursos como castanha, pescadinha-real, pescada-olhuda e, especialmente, a corvina ganhem maior proteção do Ibama, com extensão da proibição de sua captura na próxima temporada.

pescados

Diário do Grande ABC

08/10 14:55

IPC-S sobe 0,34% em outubro

Pressionado por alimentos, o IPC-S (Índice de preços ao Consumidor Semanal) subiu para 0,34% na semana encerrada em 7 de outubro, contra variação de 0,23% apurada no levantamento anterior realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). De acordo com a entidade, quatro das sete classes de despesa que compõem o índice registraram alta em suas taxas.O grupo Alimentação subiu de 0,19% para 0,58%, maior resultado observado desde a primeira semana de setembro, quando a variação média foi de 1,09%. Os principais destaques foram frutas (de 4,72% para 8,57%), hortaliças e legumes (-3,24% para -1,55%), panificados e biscoitos (de 0,21% para 0,40%) e pescados frescos (de -3,65% para -2,22%).

Secretaria Especial de Aquicultura

Página Rural

08/10 13:20

Santa Catarina: audiência debate criação de peixes em tanque-rede

Concórdia/SC - A criação de peixes em tanque-rede na região atingida pelas águas da Barragem de Itá será tema de audiência pública na quarta-feira, às 14h, na Casa da Cultura de Concórdia. Como público-alvo estão integrantes da agricultura familiar, agricultores e demais interessados da região da bacia da Usina Hidrelétrica de Itá. A promoção é da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e envolve os municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que têm áreas atingidas pelas águas da barragem.

De acordo com o chefe da gerência regional Sul, Victor Silveira, "as águas públicas devem ser uma ferramenta para fazer justiça social". Ele acredita que isso suscitará o debate da produção de peixes e a geração de renda nos municípios que tiveram áreas atingias com a formação do lago. Silveira cita projetos semelhantes, como em Foz do Iguaçu e no Rio São Francisco (BA).

Agrosoft Tecnologia

08/10 10:33

Mato grosso elabora programa para criar pirarucu em escala comercial

O Governo de Mato Grosso vai elaborar e executar um programa de piscicultura que visa a exploração em escala comercial do pirarucu. A parceria, por meio do Programa MT Regional, consórcios intermunicipais, Empaer , Banco do Brasil , entre outra entidades, visa fomentar esta atividade em lagos da região do Araguaia em projetos de manejo e tanques em represas. A viabilidade do projeto em Mato Grosso foi assegurada no último dia 2 pelo pesquisador José Maria Damasceno, do Instituto Fonte Boa, situado no município homônimo, no Amazonas. "Mato Grosso está com a 'faca e o queijo na mão' para executar esse projeto", anunciou Damasceno. O pesquisador visitou, acompanhado do secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, técnicos da Empaer e produtores, lagos e projetos de piscicultura nos Municípios de Luciara, São Félix do Araguaia e Novo Santo Antônio. "Esta é uma alternativa econômica importante. Só resta a organização dos produtores e buscar recursos, como os do Fundo Nacional do Meio Ambiente (Funama), apontou. Paralelo à execução do programa, será executada nos próximos dias uma ação denominada "SOS Pirarucu" para salvar os peixe que estão em lagos com baixa quantidade de água e transferi-los para outras represas da região. Em São Felix do Araguaia já existem associações de criadores de peixe como o pirarucu. Uma delas, a de Pontinópolis, presidida por João Batista dos Santos, foi criada em 2000.

pescados

Folha Online Em Cima da Hora da Folha Online

07/10 00:24

Governo da Bahia alerta sobre contaminação do São Francisco

O governo da Bahia lançou um alerta para a população que vive próximo às margens do rio São Francisco para que não consuma a água ou os peixes do rio. O alerta foi dado depois dos casos de diarréia decorrentes do consumo de água do rio São Francisco, com indícios de contaminação, registrados na região de Bom Jesus da Lapa.

O Cordec (Coordenação de Defesa Civil) informou que foi notificado pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa sobre a ocorrência de alteração do odor e da coloração da água do São Francisco, mortandade de peixes e registro de casos de diarréia na região do rio das Rãs e no município de Serra do Ramalho.

A recomendação da Cordec é que a população da área afetada evite o contato direto com a água contaminada. Também recomendaram a interrupção do consumo de pescados do São Francisco e os afluentes afetados. Os técnicos da Cordec informam que a fervura da água não elimina as principais toxinas e que, em caso de contaminação, um médico deve ser consultado imediatamente.

O governo informou que técnicos da Cordec mantiveram contato com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, já que as alterações de cor do São Francisco foram constatadas a partir de seu encontro com o afluente rio das Velhas, com indicativos de concentração em níveis elevados de cianobactérias, também conhecidas como algas azuis.

De acordo com técnicos, tais bactérias encontraram nas águas do São Francisco ambiente propício para reprodução devido ao contato com agentes poluentes despejados na bacia do rio, que possui grande concentração de nutrientes, especialmente fósforo. A falta de chuva, a baixa profundidade das águas e as altas temperaturas da região agravam o problema.

O rio São Francisco banha 23 municípios baianos que concentram uma população de 822 mil habitantes.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Gazeta de Piracicaba Capa

06/10 22:51

Projeto visa a aumentar consumo de pescado no País; alunos promovem Feira de Alimentos

Segundo a pesquisadora Marília Oetterer, chefe do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, o brasileiro consome, anualmente, 35 quilos de carne bovina, 44 quilos de frango e apenas 6 quilos de pescado. "O Estado que mais consome é o Amazonas, com 16 quilos por ano, e o que menos consome é São Paulo, com apenas meio quilo anualmente por habitante", observa.

Segundo Marília, o baixo consumo de pescado está relacionado ao preço alto, em conseqüência de haver poucos produtores, se comparado à produção bovina, e ao rompimento de um hábito cultural. "Os colonizadores português comiam muito peixe, mas o hábito foi rompido com o passar do tempo", afirma.

O projeto, que aguarda aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para início das atividades, contará com trabalho de outros sete docentes da Esalq, 35 alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos. "O projeto deve ser analisado até dezembro. Dependemos da aprovação para a liberação de recursos", diz Marília.

Se aprovado, o projeto orçado em R$ 50 mil poderá contar com recursos do Ministério de Ciências e Tecnologia ou do CNPq. A verba será destinada às atividades que serão desenvolvidas com produtores de peixes em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Manaus.

Serão feitos levantamento de consumo e análise das águas em que os peixes são criados para abastecimento de consumo, além de ser introduzida nesses locais a tecnologia em abate, armazenamento e embalagem. "Os trabalhos estão previstos para o início de 2008. Vamos ficar uma semana em cada lugar", enfatiza Marília.

A pesquisadora lembra que o pescado é o produto que mais se deteriora, porém é um dos mais nutritivos. E a falta de investimentos e a ausência de cuidados básicos de higiene são fatores contribuintes para a deterioração do produto. "Por lei, é proibido levar o peixe vivo até o local da venda. O procedimento correto exige que seja abatido e congelado, para que não haja contaminação ou proliferação de bactérias", explica.

De acordo com a pesquisadora, a falta de planejamento da atividade da pesca é um empecilho para o crescimento da produção. Não há dados sobre a produção de pescado na região de Piracicaba, mas Marília adianta que os pescadores de Tanquã, tido como o minipantanal, poderão participar do projeto. "Não temos grandes fazendas de pesca e sim, alguns criadores que resolvem fazer produção em espelhos d'água sem planejamento", avalia.

Feira Os consumidores piracicabanos poderão obter informações sobre armazenamento, aquisição, cuidados de higiene corretos e necessários com ovos, pães, carnes, pescados, laticínios, produtos orgÂnicos, transgênicos e industrializados, nas barracas da IV Feira de Ciências dos Alimentos, neste sábado (6), das 9 às 16 horas, na praça José Bonifácio. O evento, destaca Larissa Catelli Rocha, 23, aluna do 2° ano do curso e diretora de promoção social do Centro Acadêmico de Ciências dos Alimentos (Cacal), é organizado pelo órgão e tem a participação de 32 alunos do 1° ao 4° da faculdade.

O objetivo da Feira, ressalta, é integrar os alunos do curso com a comunidade, esclarecendo dúvidas sobre higienização adequada, procedimentos de fabricação e compra de produtos. Serão quatro barracas para apresentação dos temas higiene dos alimentos, alimentos funcionais, aquisição de alimentos e alimentos industrializados. "Neste ano, os alimentos escolhidos para apresentação são brócolis, yakult (leite fermentado), aveia, laranja e limão", diz.

Rodrigo Souza Bussa, 22, aluno do 3° ano do curso, é do grupo da barraca de alimentos industrializados. Nessa barraca, adianta o estudante, os interessados poderão saber sobre gordura trans - produzida por hidrogenação natural ou industrial -,enlatados, alimentos enriquecidos, diet e light, orgÂnicos e embalagens. "Vamos mostrar que o alimento industrializado não é o grande vilão, quando o consumidor sabe escolher adequadamente,falar da importÂncia dos aditivos, que impedem o crescimento de microorganismo, da importÂncia das embalagens recicláveis, como pets e caixas longa vida", enumera.

Prefeitura de Itajaí - SC Notícias

06/10 21:38

Pesca - Ministro da Pesca prestigia 21ª Marejada (06/10/2007 20:13:47)

Na noite deste sábado, 6, o prefeito Volnei Morastoni e o secretário municipal de Pesca, Manoel Xavier de Maria, receberam o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, na 21ª Marejada. O encontro também foi acompanhado por diversas lideranças do setor pesqueiro regional. "A Marejada é uma festa que ressalta toda a importÂncia do setor pesqueiro", afirmou Gregolin. O ministro nacional da Pesca ressaltou a significativa presença dos pescados na gastronomia da Marejada. Em conversa com a imprensa, Altemir Gregolin destacou ainda a aprovação, pelo Ministério da Educação, da construção da escola do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Itajaí. "No próximo ano já teremos o Cefet funcionando em Itajaí, com diversos cursos profissionalizantes de nível médio, voltados para a área pesqueira", declarou o ministro. Manoel Xavier de Maria, secretário municipal de Pesca, aproveitou a ocasião para conversar pessoalmente e encaminhar diversas reivindicações do setor ao ministro. Em seguida, Xavier e Volnei Morastoni levaram Altemir Gregolin e outras autoridades para visitar a 21ª Marejada e conhecer as obras do Centro de Eventos. Fonte: Secretário Municipal de Pesca: Manoel Xavier de Maria

Sindipi

Folhablu

06/10 06:17

Soltura de lobo-marinho será adiantada

Devido à mudança no tempo, a soltura do lobo-marinho, chamado pelos tratadores do Laboratório de Reabilitação de Aves e Mamíferos Marinhos do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Penha, de "Cadu", será realizada neste sábado, dia 6. A operação de libertação inicia às 7 horas, quando os pesquisadores se reunirão para avaliar as condições do mar. Depois disso eles seguirão até a Marina Sol Náutica, em Balneário Piçarras, onde uma embarcação partirá para levá-lo até alto mar. Cadu foi encontrado na Praia do Cascalho, na Armação do Itapucoroy, no Balneário de Penha, em Santa Catarina, no dia 8 de agosto, com diversas escoriações, falta de pêlo e quadro de desnutrição. Depois de examinado ele foi identificado como sendo da espécie lobo-marinho-do-sul (Arctocephalis australis) e está recebendo tratamento. Com aproximadamente um ano de idade e pouco mais de 20 quilos, ele precisou ser retirado do quadro de desnutrição. Para isso, foi administrado soro fisiológico via oral e subcutÂneo, polivitamínico, antibiótico, aplicado vermífugo e pomada cicatrizante. Quando começou a se recuperar foi alimentado com sardinhas e outros peixes. Conforme o lobo-marinho foi ficando mais forte, passou por um processo de reabilitação e começou a se alimentar sozinho. 'Cadu apareceu em nossa costa, provavelmente, por se destacar de algum grupo migratório tendo sido, então, conduzidos pelas correntes marítimas que circundam o Oceano AtlÂntico Sul', disse o oceanógrafo Gil Anderson Reiser, que trabalha na unidade da Univali em Penha, em atividades ligadas a um convênio Sindipi/Cepsul/Ibama. O oceanógrafo disse ainda que o lobo-marinho encontra-se reabilitado, restando apenas cicatrizes e que já se alimenta e nada normalmente, estando inclusive apto a pescar. O lobo-marinho seria liberto no dia 16 de setembro, mas novos exames detectaram infecção parasitária muito forte e quadro de anemia. "Essas novas informações, aliadas à mudança de tempo fizeram com que adiássemos a soltura", disse Roberta Anastácio, veterinária voluntária do laboratório. Na manhã deste sábado, dia 6, Cadu será levado pelos pesquisadores até aproximadamente 50 quilômetros da costa onde será libertado para poder continuar a se desenvolver. Depois disso a expectativa é que ele pegue uma carona numa corrente marítima e chegue até a costa da África onde deve encontrar outros grupos da mesma espécie e ser incorporado a um deles. Fale conosco MSN: msn@folhablu.com.br Skype: skype@folhablu.com.br

Alerta em Rede Capa

06/10 02:29

Dólares para liquidar produção brasileira de camarão

12/fev/06 (AER) – Sexta-feira passada, o Ministério do Meio Ambiente lançou, em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Projeto GEF Mangue para combater a criação de camarões em cativeiro (carcinicultura) apontado, pelo "ministério das ONGs", como o principal predador dos manguezais brasileiros. São particularmente visados os manguezais do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, onde ocorre a maior parte da carcinicultura no país, e, de forma especial, o projeto da empresa portuguesa Lusomar, em parceria com a Coopex, que reúne 22 produtores e está investindo na Bahia para a implementar a maior criação de camarões do Brasil. "Estamos fazendo um esforço grande para reverter a atitude predatória da carcinicultura. O problema é que ela envolve pouco investimento e dá uma rentabilidade enorme", afirmou o secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, ex-diretor da ONG Instituto Socioambiental (ISA). Além disso, Capobianco considera a carcinicultura ilegal porque os produtores desmatam o mangue, criam comportas que limitam a vazão de águas e interrompem o equilíbrio do ecossistema local. Felizmente, essa não é a posição de outros órgãos governamentais ainda não contaminados com o ambientalismo, como a Secretária de Pesca e Aqüicultura e o Banco do Nordeste, que chegou a investir em projetos de carcinicultura. [1] O Projeto GEF Mangue tem uma verba de 15 milhões de dólares para gastar nos próximos quatro anos, sendo 5 milhões do Global Environment Facility (GEF), um fundo gerenciado pelo Banco Mundial, e os 10 milhões restantes do contribuinte brasileiro. De cara, o projeto já conta com 330 mil dólares para a fase de estudo e elaboração. Nessa etapa inicial, os técnicos elaborarão estudos nos manguezais da foz do rio Pará e em duas áreas do Maranhão, para definir o modelo de gestão ambiental do ecossistema. O projeto-piloto deve ser finalizado até o julho e enviado para aprovação do PNUD. [2] Por uma curiosa "coincidência", essa ofensiva contra a carcinicultura brasileira, com inspiração e grana nitidamente oriundas do exterior, foi lançada concomitantemente com a realização da Fish International, em Bremen (Alemanha),uma das mais importantes feiras mundiais de frutos do mar, onde, pela primeira vez, exportadores brasileiros de camarão contam com um estande próprio montado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). O principal objetivo da presença brasileira na feira é divulgar o camarão brasileiro na Alemanha: "Trata-se de um mercado emergente, que este ano deverá importar 50 mil toneladas", disse o presidente da ABCC, Itamar de Paiva Rocha, que ministrará palestra sobre as medidas de controle de qualidade e de respeito ao meio ambiente adotada pelos produtores brasileiros. Durante o evento, foi lançado o Selo Verde da ABCC, que atesta os compromissos dos produtores de camarão associados com a preservação do meio ambiente, a inocuidade dos produtos exportados e o bem-estar social dos trabalhadores envolvidos na atividade. A presença da ABCC na feira tem o apoio da APEX Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos). [3] No Brasil, a campanha ambientalista contra a produção de camarões é liderada pelo Greenpeace e por sua "capturada" Red Manglar International. Esta, por sua vez, é representada no Brasil pelo Instituo Terramar, uma ONG nordestina financiada pela Inter-American Foundation (entidade do governo americano), pela Fundação BankBoston e pela Fundação Avina, conhecidas defensoras dos interesses dos pescadores estadunidenses que, no ano passado, impetraram uma ação antidumping contra o camarão brasileiro. Em decorrência, em agosto passado, o governo dos EUA impôs uma sobretaxa de 37% ao camarão importado do Brasil. [4] Notas: 1]"Ação pró-mangue mira criação de camarões", PNUD, 10/02/06 [2]"Recuperação de mangues terá US$ 15 mi", PNUD, 10/02/06 [3]"Exportadores de camarão do Nordeste ganham selo verde da ABCC", Tribuna do Norte, 11/02/06 [4]"Camarão provoca 'indigestão' em ONGs, Alerta Científico e Ambiental, 4/jul/05 [060212a]

colônia de pescadores

CÂmera 2 Notícias

06/10 02:23

Diretores da Colônia de Pescadores Z-5 da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre, são indiciados pela Polícia

Indiciados pela polícia quatro diretores da Colônia de Pescadores Z-5 da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre. Eles são acusados de tentativa de estelionato e falsidade ideológica. Os diretores apresentaram uma lista com mais de 700 nomes de pessoas a serem indenizadas pelas empresas acusadas pela mortandade de peixes há um ano no Vale do Sinos.

A polícia apurou que a maioria não era pescador profissional e que alguns estavam até mortos.

Fonte: Zero Hora.com

FloripaNews.com.br Notícias

05/10 19:57

Luiz Henrique e Lula confirmam integração do Besc ao Banco do Brasil

O governador Luiz Henrique e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizaram o contrato de incorporação do Besc pelo Banco do Brasil.. Após a solenidade, que lotou o auditório do CIC nesta sexta-feira (5/10), inicia o processo transitório que fará com que as agências do Besc – que devem ter seu nome mantido – sejam integradas ao sistema do maior banco público do país. A operação, no valor de R4 270 milhões, beneficiará o Estado, que deixa de aportar R$ 50 milhões por mês para a cobertura de questões previdenciárias relacionadas ao Besc. "Este é um momento histórico, em que cumprimos o compromisso de manter o Besc público", destacou o governador. Para Luiz Henrique, o modelo de gestão do Banco do Brasil vai impulsionar o desenvolvimento de todo o Estado, já que o Besc atende todos os 293 municípios de Santa Catarina. "A capilaridade do Besc vai contribuir decisivamente para reafirmar nosso posicionamento e estabelecer uma nova dimensão para o Estado", disse ainda. "O Besc continua público e com suas agências históricas atomizadas pelo Banco do Brasil. Ninguém mais segura o desenvolvimento de Santa Catarina", apostou o governador. Além do chefe do Executivo catarinense, o presidente do Besc, Eurides Mescolotto, e o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto assinaram o documento O presidente Lula também definiu a data como histórica para Santa Catarina e o governo Federal. "Cumprimos hoje o compromisso que assumimos em 2002 quando havia uma inquietação quanto ao futuro do banco", relembrou. O presidente lembrou que, na época, o Besc apresentava um déficit de R$ 1,2 bilhões. "Mas provamos que a coisa pública pode ser bem gerenciada, mesmo que não alcance o mesmo lucro que uma instituição financeira privada". Lula assegurou que os funcionários do Besc serão mantidos e fez metáforas para explicar como ocorrerá o processo. "É como se estivéssemos chamando o Ronaldinho para jogar com o Falcão", citou, lembrando o jogador catarinense de futsal. "Para qualquer cidade de Santa Catarina esta é mais uma garantia de solidez. O Banco do Brasil é a noiva que todo mundo gostaria de ter e o Besc está namorando bem", disse o presidente. O ministro da Fazenda, Guido Mantega; o vice-governador Leonel Pavan; os senadores Neuto de Conto e Ideli Salvati; o secretário de Estado da Fazenda, Sérgio Alves; da Coordenação e Articulação, Ivo Carminati; o secretário Especial de Aqüicultura e Pesca do governo Federal, Altemir Gregolim também formaram a mesa de autoridades. Deputados Federais, Estaduais, prefeitos; lideranças políticas e comunitárias de todo o estado prestigiaram o ato. Funcionários do Banco do Brasil e do Besc também participaram da cerimônia.

Porto - Entra em funcionamento o primeiro Redex de Itajaí (08/10/2007 10:04:32)

Já são 77 recintos em todo país, cinco em Santa Catarina

Até o fim do mês entra em funcionamento o primeiro Recinto Especial de Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) de Itajaí, o quinto em Santa Catarina. Em todo Brasil os exportadores contam com 77 recintos do gênero. O Redex é uma área específica onde a mercadoria aguarda o despacho aduaneiro, condição que agiliza o trÂmite burocrático da fiscalização.

O Redex Localfrio, em Itajaí, conta com uma área de 82 mil metros quadrados e espera triplicar a movimentação em seis meses. De acordo com o diretor comercial e operacional da Localfrio, Eduardo Guimarães de Assumpção, a expectativa é movimentar 5 mil contêineres até o final de janeiro. ``O serviço já está sendo bastante procurado. Já temos mais de 300 empresas interessadas em utilizar os serviços do Redex Localfrio´´, explica Assumpção.

As principais vantagens de utilização do Redex são o desembaraço da carga e a diminuição na burocracia do processo de comercialização internacional dos produtos. Ao passar pelo Redex, as cargas são desembaraçadas e ficam prontas para o embarque. Além da atuação da Receita Federal, o Redex também conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Anvisa.

Pequenas e médias empresas contam ainda com a possibilidade de fracionamento da carga. Caso o exportador não consiga encher sozinho um contêiner, por exemplo, as mercadorias seguem para o Redex, onde serão adicionadas à carga de outras pequenas empresas para completar o contêiner.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, o início das operações do Redex vem agregar valor à infra-estrutura de comércio exterior oferecida pela cidade. ``Além do porto em si, Itajaí ainda oferece toda uma infra-estrutura de porto seco e vários terminais retro-portuários. A chegada de um Redex vem incrementar a excelência dos serviços oferecidos´´, comenta.

Segundo Rebelo, quanto melhor a estrutura oferecida maior a movimentação de mercadorias. ``A evolução da atividade portuária em Itajaí, setor com enorme poder de geração de oportunidades de trabalho e renda, é uma das principais conquistas do prefeito Volnei Morastoni, que conta com apoio de todos os órgãos envolvidos´´, revela.

A autorização para funcionamento do Redex Localfrio foi publicada no Diário Oficial da União em portaria assinada pelo delegado da Receita Federal em Itajaí, Jackson Aloir Corbari.

Contatos:

Delegado da Receita Federal em Itajaí, Jackson Corbari: (47) 3341-0309.

Diretor comercial da Localfrio, Eduardo Guimarães: (47) 3346-4663.

CULTURA E LAZER

21ª Marejada- um mundo de sabores

As opções da gastronomia são muitas e os preços acompanham esta diversidade. O visitante pode pagar R$2,50 a unidade do bolinho de bacalhau ou ainda saborerar um prato de bacalhau que pode variar de R$65 a R$90.

Preços

Difícil mesmo é visitar a 21ª Marejada e não experimentar pelo menos um petisco. Tão variado quanto as opções de pratos oferecidos são os preços que são acessíveis a praticamente todos os bolsos. No pavilhão das entidades estão servidos diversos lanches como pastéis, bolinho de bacalhau e pratos nos quais predominam os frutos do mar.

Neste espaço, o folião pode encontrar bolinho de bacalhau a R$2,50, pastel de camarão a R$3,50, paella a R$13 , espetinho de camarão a R$3, caldeirada a R$12, camarão alho e óleo R$12 e moquequinha a R$3.

Outra sugestão é o restaurante Cia do Peixe que oferece anchova grelhada para duas pessoas a R$19 e camarão grelhado que custa R$49,90. Já a Tasca Portuguesa, instalada onde ficava a Cabana do Pescador, tem no cardápio caldo verde R$6, e pratos à base de bacalhau que variam de R$65 a R$90.

Ainda nesta edição da Marejada, o público pode deliciar com o café colonial que sai por R$10 o buffet livre, no pavilhão gastronômico o self service custa R$15,50. Não se pode esquecer da tradicional sardinha na brasa que custa R$5 a porção com cinco unidades. Para completar o passeio gastronômico pela Marejada, nada melhor que se deliciar com os doces portugueses como os pastéis Santa Clara e de Belém, papo de anjo e outros feitos com ovos, recheados com nata, nozes ou cremes de ovos. Cada unidade sai por R$3.

Miguel Jorge e Carlos Gutierrez realizam 3ª Reunião MDIC-DOC

Ministro brasileiro e secretário de Comércio dos EUA concederão entrevista coletiva ao final do encontro, dia 10 de outubro

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA), Carlos Gutierrez, promoverão, na sede do MDIC em Brasília, em 10 de outubro, reunião sobre o Mecanismo de Consultas Informais (MDIC-DOC). Instalado em 2006, a partir de uma Carta de Intenção assinada por representantes do MDIC e do Departamento de Comércio dos EUA (DOC), o mecanismo foi criado com o objetivo de intensificar o intercÂmbio de informações de interesse entre os dois países.

Desde a criação do MDIC-DOC, foram identificados quatro temas de interesse: 1) promoção de exportações e investimentos – treinamentos, exposições comerciais, franquias, empreendedorismo e capital de risco; 2) facilitação de negócios – remessas expressas, registro mercantil e estatísticas do comércio internacional de serviços; e 3) cooperação entre o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com seus respectivos pares norte-americanos – United States Patent and Trademark Office (USPTO) e National Institute of Standards and Technology (NIST), respectivamente.

O mecanismo de consultas já produziu resultados positivos nas áreas de remessas expressas; formulação de estatísticas do comércio internacional de serviços; franquias; treinamento de agentes de promoção de comércio exterior e investimentos; padronização em biocombustíveis; treinamento de examinadores de marcas e patentes e registro mercantil.

Histórico

A definição de se estabelecer um mecanismo de consultas informais entre o MDIC e o departamento norte-americano está contida no parágrafo 12 da Declaração Conjunta assinada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, durante visita deste ao Brasil, em novembro de 2005. Seguindo essa orientação, em 6 de junho de 2006, MDIC e DOC as