Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Com inscrição recorde, começa o curso de pescador especializado no IFSC

Começou nesta semana, no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Itajaí, mais um curso de Pescador Profissional Especializado (PEP). Ao todo, 109 trabalhadores se inscreveram e 30 foram matriculados - capacidade máxima por turma. 

O coordenador do Centro de Referência em Navegação e Pesca Marítima (CNPMar) do IFSC, prof. Benjamim Teixeira, reiterou a necessidade da capacitação, que acontece a partir de uma parceria do Instituto com a Marinha do Brasil. “Falamos a todos sobre a importância da capacitação para a profissão e vida embarcada, além da carreira dos aquaviários do grupo da pesca. Também aproveitamos a primeira aula para apresentar os servidores e setores do IFSC aos alunos e repassar as regras da instituição e seu funcionamento”, disse. 

A alta taxa de inscrição mostrou a demanda para a formação profissional de trabalhadores. “Dos 30 alunos matriculados nesta turma de PEP, apenas quatro não são ligados à pesca, isso mostra como a divulgação está chegando a quem realmente precisa, fruto da parceria entre IFSC, SINDIPI e Sitrapesca”, complementou Benjamin.

Em junho, o curso promovido pelo IFSC ganhou repercussão nacional com o agradecimento público ao professor Benjamin Teixeira de um dos pescadores que sobreviveu ao naufrágio da embarcação de espinhel Safadi Seif. "O que aprendi levei pra mim, mantive a calma e só na última hora saí do barco, agradeço minha vida a Deus e ao curso de salvatagem que vocês me deram, professor, obrigado por tudo", disse o pescador Djalma dos Santos Silva, de 34 anos, no áudio enviada depois do resgate. 

Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, abrem as inscrições para mais um curso de Pescador Profissional Especializado (PEP), em Itajaí, desta vez na Delegacia da Capitania dos Portos. Serão 20 vagas disponíveis e para participar é necessário ter ensino fundamental completo e mais de 18 anos.

curso ifsc marinha-do-brasil pescador