Começou a 20ª edição da Semana do Pescado

A vigésima edição da Semana do Pescado está com um gostinho especial. Em Itajaí, além das tradicionais promoções nas peixarias, mercados de peixe municipais e supermercados, diversos restaurantes da cidade estarão oferecendo pratos à base de pescado com preços promocionais. A campanha se estende de 01 a 15 de setembro. A realização é do SINDIPI, em parceria com a Univali, a Prefeitura Municipal, a ACII e o Convention & Visitors Bureau.

A Semana do Pescado começou há 20 anos e acontece em todo o território nacional. “Comer peixe faz parte da nossa cultura. Seja nas vendas diretas ao consumidor ou através do setor gastronômico, nossa intenção é promover o consumo de pescado, proteína animal extremamente saudável e nutritiva”, frisa o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.

O Bistrô do Sabor, restaurante escola da Univali, é um dos participantes e o prato principal do menu feito especialmente para a Semana do Pescado, terá a corvina em sua composição. “Sempre mantemos opções com pescado em nosso cardápio e ficamos muito felizes em participar deste evento. Esse menu que montamos mostra como é possível elaborar um prato sofisticado com um peixe nosso, com custo benefício excelente e com muito sabor”, explica o chef do Bistrô do Sabor, Julio Pereira.  “Busquei colocar a minha essência na criação deste prato que traz um pouco do que a nossa região mais produz”, explica.

A corvina está entre os três pescados mais capturados no estado de Santa Catarina. Apenas no ano passado, foram capturados 20.542 toneladas, sendo 8.666 toneladas pela pesca industrial e 11.876 toneladas pela artesanal, segundo dados do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina - PMAP-SC, realizado pela Univali.

Aqui tem Semana do Pescado

Para identificar os restaurantes que participam da campanha, um cartaz será afixado em frente aos estabelecimentos. A lista dos restaurantes também estará disponível nas redes sociais do SINDIPI. As promoções abrangem desde os pratos mais simples aos mais sofisticados.
“A intenção é que possamos ampliar essa ação para que mais restaurantes participem deste movimento nos próximos anos. Incentivar o consumo de pescado é incentivar a economia da nossa região, que é hoje o maior polo pesqueiro industrial do Brasil”, afirma o presidente do SINDIPI.

semana-do-pescado