Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Comitiva de Moçambique quer firmar parceria com a Epagri na área de aquicultura e pesca


Em busca de parcerias para o desenvolvimento da aquicultura e pesca, uma comitiva da República de Moçambique, localizada no sudeste da África, visitou a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca nesta terça-feira (3). O secretário-adjunto Airton Spies recebeu o secretário permanente do Ministério das Pescas de Moçambique, Hermínio Lima Alberto Tombe, o diretor-geral do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Hortêncio Pedro Comissal, e técnicos do país para apresentar as ações da Secretaria da Agricultura e as áreas de atuação das empresas vinculadas Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Segundo o representante do Ministério das Pescas de Moçambique, Hermínio Tombe, o país possui 2,7 mil quilômetros de costa marítima e tem grande potencial para desenvolver a aquicultura e pesca. Para isso pretende oficializar parceria com a Epagri em busca de conhecimento e troca de experiência na área de legislação, normatização para concessão de águas em parques aquícolas marinhos e desenvolvimento de tecnologias pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap/Epagri).

O principal interesse da comitiva é pelo projeto de sinalização e regularização das fazendas de maricultura em Santa Catarina. O estado é o único do Brasil a ter seus parques marinhos ordenados e regularizados. Neste ano, a Secretaria da Agricultura em parceria com o Ministério da Aquicultura e Pesca (MPA) adquiriu 3.296 boias sinalizadoras, estacas de aço e cabos de aço que serão utilizadas para sinalização das áreas. Outros projetos pretendem apoiar a ocupação de forma ordenada desses espaços e contemplar o atendimento das exigências dos órgãos ambientais no que diz respeito à gestão e ao monitoramento desses parques aquícolas, orientando e capacitando os maricultores à prática de produção ambientalmente responsável.

Na oportunidade, o secretário-adjunto Airton Spies falou sobre os esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Epagri, para desenvolver a aquicultura e pesca. “Santa Catarina é o estado em que a pesca, maricultura e piscicultura são mais desenvolvidas no Brasil. Hoje, 95% dos moluscos produzidos no país são de Santa Catarina. Isso graças ao trabalho integrado do setor público e privado”, ressaltou. Spies afirmou ainda que é do interesse do Governo do Estado compartilhar conhecimentos e experiências com países do continente africano, em especial com países de língua portuguesa.

Ao final da reunião, os participantes concluíram que a melhor forma de viabilizar a parceria entre Epagri e Moçambique é com a participação do Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Cooperação, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já possui uma unidade avançada em Moçambique.

A comitiva visitou ainda a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde assinou termo de cooperação técnica, e a Superintendência do Ministério da Aquicultura e Pesca em Santa Catarina. Também fazem parte da comitiva a diretora do Instituto Nacional De Investigação Pesqueira, Paula Santana; o diretor de Serviços Acadêmicos do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Lateirio de Souza; o chefe de gabinete do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Pedro Zualo; o chefe de Departamento de Recursos Humanos do Ministério Das Pescas, Celso Lopes; o técnico do Ministério das Pescas, Eduardo Sigauque.