Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Crivella inaugura primeiro Terminal Pesqueiro Público do Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro conquistou nesta segunda-feira (16) sua primeira estrutura pública de desembarque, processamento e industrialização de pescados. O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, inaugurou o Terminal Pesqueiro Público de Niterói, atendendo antiga reivindicação do setor. O novo equipamento já está sendo preparado para receber a safra da sardinha, que terá início em fevereiro. A expectativa é comercializar 50 mil toneladas, com um movimento econômico de mais de R$ 60 milhões.


O Terminal, construído em uma área de aproximadamente 7.200 m², tem capacidade para atender uma movimentação de 25 t/dia de pescado. E no futuro poderá aumentar esta capacidade para 120 t/dia. A estrutura, que custou aproximadamente R$ 10 milhões, abriga um cais com 95 metros de extensão e dispõe de amplas unidades de desembarque de pescado, de comercialização e de conservação. "Agora o pescador e o armador de pesca têm um endereço em Niterói, que é este importante terminal que estamos inaugurando", destacou o ministro. Crivella ainda assinou um protocolo de intenções visando a construção de um novo terminal também em Cabo Frio, visando atender à demanda da região.


Em Niterói os peixes serão comercializados frescos, inteiros ou em postas e seguirão os rígidos padrões de sanidade exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e da Vigilância Sanitária. O terminal possui fábricas de gelo com capacidade para 48 toneladas/dia, câmaras de resfriamento e congelamento e silo de armazenagem para 80 toneladas.


O presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Pugas, acredita que o terminal será um marco para a pesca do Estado. A expectativa agora, segundo ele, é de que o setor viva um novo momento de desenvolvimento. A deputada federal Jandira Feghali destacou o acerto do governo federal em criar o Ministério da Pesca e Aquicultura. "O presidente Lula compreendeu a importância econômica e social da pesca no Brasil", lembrou.

 

Fonte: MPA