Diretoria do Sindipi participa de outra reunião com a ministra Ideli Salvatti

Depois de viajar até Brasília, logo após a posse da nova ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT), a diretoria do sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) embarcou pra Florianópolis pra fazer mais pedidos e sugestões. Dessa vez, o encontro rolou após reunião de Ideli com o governador Raimundo Colombo (DEM). Uma das principais questões abordadas pela entidade foi o novo sistema de permissão pras embarcações pesqueiras, que já foi criado, mas não apresentado ainda aos interessados no setor. A falta de informações sobre as novas regras em relação ao número de embarcações que terão licença para pescar e as espécies que serão permitidas pra cada modalidade preocupam os armadores. O Sindipi sugeriu à ministra que as regras sejam discutidas com o setor antes de serem colocadas em prática. Pra entidade, a existência de um regulamento mais claro vai agilizar o processo de concessão do direito de pescar e também garantir a segurança jurídica que falta no modelo atual. Ideli se comprometeu com os diretores a analisar todas as sugestões e pedidos feitos pela classe. No entanto, a ministra pediu paciência e cautela pros assuntos mais delicados, como é o caso da rotulagem de pescados congelados. Ideli concluiu a reunião garantindo aos diretores que o setor terá acesso às novas regras de permissão pras embarcações ainda nesta semana. Depois de analisadas, as regras devem ser debatidas.

Fonte: Diarinho

Ministra da Pesca conversa com o governador na primeira visita oficial a Bahia

Novas políticas e ações estratégicas para melhor desenvolver o setor pesqueiro e aquícola baiano serão a pauta da Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti na primeira visita oficial ao estado, nesta sexta-feira, 21 de janeiro. Pela parte da manhã, no auditório do Banco do Brasil, em Salvador, Ideli se reúne com o Fórum da Pesca da Bahia, organização formada por 116 entidades envolvidas na cadeia produtiva como sindicatos, associações, colônias, cooperativas, universidades e federações. O coordenador do Fórum, Ajax Santos Tavares, que comandará a reunião é membro do Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura e também da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Já à tarde, às 14h, no Centro Administrativo, a ministra terá audiência com o Governador da Bahia, Jaques Wagner. Discutirá a agilidade na liberação das licenças ambientais para a produção de pescado pela aquicultura (criação de peixe, mariscos, etc em cativeiro), de estudos para demarcações em águas da União e a ampliação das parcerias no estado para atendimento às demandas do setor.

Bahia é o terceiro Estado que mais produz pescado no ranking nacional, com mais de 119 mil toneladas/ano, segundo a última estatística divulgada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Na aquicultura, destaca-se a produção de tilápia e camarão. Também é segundo Estado no roteiro de governos estaduais que Ideli Salvatti pretende visitar ainda neste mês. “O que queremos com os governadores é uma agenda muito objetiva”, disse a ministra. “Desentravar a burocracia que impede o acesso ao crédito, a pesquisa e capacitação, bem como buscar parcerias para que consigamos fortalecer o setor”, confirmou. De acordo com Ideli, o Governo Federal está determinado em transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de pescado, por isso a necessidade de apoio e união de esforços com estados e municípios. Depois de visitar SC e BA, o roteiro previsto da ministra será nos estados de RN, SP e MG onde já existem títulos de cessão de águas para serem outorgados e entregues aos produtores. “Queremos ocupar todas as águas de domínio da União para cultivo de pescados com objetivo de produzir de forma legal e oficial, com política clara e investimentos necessários”, finalizou Ideli Salvatti.

Fonte:Tribuna da Bahia

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme nesta quarta e na quinta-feira.

Previsão para hoje (03/11/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol com poucas nuvens.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m. Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia e chance de pancadas isoladas à noite próximo a Laguna.

Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de m. Sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite devido ao deslocamento de uma frente fria.

Tendência: No sábado e domingo, tempo firme com sol na área de pesca. Vento de SE/NE com rajadas de 30 a 40km/h. Mar pouco agitado nesse período.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, OS VENTOS DE NORDESTE SE INTENSIFICAM NO DECORRER DO DIA. Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme nesta quarta-feira. Na quinta, uma frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas na área de pesca a partir da noite.

Previsão para hoje (03/11/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SW a NE, força 2 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol e poucas nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a NW, passando a SE ao sul de Mostardas, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 55 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol com aumento de nuvens na área de pesca no decorrer do dia e pancadas de chuva e trovoadas a partir da noite devido a aproximação de uma frente fria.

Sexta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. A frente fria, em deslocamento pela área de pesca, deixa o tempo instável com condições de pancadas de chuva e trovoadas.

Tendência: No sábado e domingo, tempo firme com sol na área de pesca. Vento de SW/NE/NW com rajadas de 40 e 50km/h. Mar pouco agitado nesse período.

Fonte: Epagri/Ciram