Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Gomes da Costa adiciona molho ao atum ralado; SISTEMA PESQUEIRO DA ESPANHA

Trocolli Júnior participa de sessão especial na CÂmara de Cabedelo

 

     Nessa sexta-feira,14, às 10h, o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) estará participando na CÂmara de Vereadores de Cabedelo de uma sessão especial sobre a situação da pesca no município.

      Entre os vários temas que serão debatidos, estão: breve diagnóstico da pesca na região, as ações que estão sendo feitas pela prefeitura e possíveis projetos para a melhoria do setor.

      Segundo o parlamentar, é preciso pensar em todas as pessoas que vivem da pesca, grandes empresários e pescadores que tem a pesca como única fonte de renda familiar. "Com a melhora do setor em Cabedelo, melhora a economia da cidade e das pessoas envolvidas com a pesca", finalizou Trocolli.

 

pescados

Fundação Getúlio Vargas Notícias

13/09 15:59

Alimentos mantêm pressão e IGP-M sobe 0,8%, diz FGV

 

     Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2007.

      O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) subiu 0,8% na primeira prévia de agosto, ligeiramente abaixo do 0,98% de alta com que encerrou o mês de agosto, mas uma alta expressiva em relação à primeira prévia do mês passado, quando a alta foi de 0,27%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas.

      O resultado divulgado é o maior desde fevereiro de 2003, quando houve alta de 0,89%. Os preços dos alimentos mais uma vez pressionaram o índice. O IPA (Índice de Preços por Atacado) foi o componente do índice que puxou a inflação para cima no período, com alta de 1,19% (na primeira leitura de agosto, a leitura havia sido de alta de 0,29%).

      Os preços do grupo Matérias-Primas Brutas, que fazem parte do IPA, subiram de 1,13% no início de agosto para 3,73% na primeira leitura de setembro, com destaque para soja em grão (de -1,74% para 6,19%), milho em grão (de 1,85% para 10,99%) e leite "in natura" (de 2,88% para 5,73%).

      Em baixa ficaram os preços dos itens: bovinos (3,82% para 0,92%), mandioca (10,80% para 2,61%) e tomate (12,56% para -9,89%).

     

      A primeira prévia do índice foi calculada a partir de coleta de preços feita entre 21 e 31 de agosto.

      Fonte: Folha Online - SP

 

 

pesca

Associação Brasileira da Indústria de Café Clipping

13/09 15:25

Agropecuária fica estagnada no 2º trimestre

 

      O setor agropecuário teve contribuição muito próxima de zero no crescimento do PIB do segundo trimestre. As áreas ligadas à atividade cresceram só 0,2% na comparação com o segundo trimestre de 2006.

      Especialistas acreditam, no entanto, que o segundo semestre vá mostrar uma reversão dessa tendência e que o setor como um todo poderá crescer até 5% no ano. O próprio IBGE prevê uma safra de grãos recorde em 2007, de 133,4 milhões de toneladas. No primeiro trimestre, o setor havia registrado expansão de 2,9% na mesma base de comparação.

      No primeiro semestre, a agropecuária cresceu 1,4%, registrando também o pior desempenho dentre os setores do PIB pelo lado da produção. Trata-se, no entanto, de uma recuperação em relação aos primeiros seis meses de 2006 -queda de 2,5%. Já na série livre de influências sazonais, a agropecuária cresceu 0,6% ante o primeiro trimestre.

      As maiores contribuições negativas no segundo trimestre foram do café (queda de 15% entre abril e junho, período que concentra cerca de 50% da safra), pesca (redução de 25%, com cálculo feito a partir da industrialização de pescados), extração de madeira (-6%) e arroz (-4%). Já o setor de soja cresceu 11% e o de milho, 21%.

     

pescado

Bem Paraná Economia

13/09 15:10

Trabalhadores do litoral protestam em Paranaguá

 

     Trabalhadores de várias categorias estão em manifestação em Paranaguá. Entre eles, os trabalhadores autônomos dos portos do litoral paranaense, como carregadores, estivadores, arrumadores, entre outros, que protestam em frente à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

      Eles estão desde às 7h da manhã pedindo mais respeito e condições melhores de trabalho nos portos.

      Os pescadores de Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba também estão em manifestação. Eles querem que a Petrobras entre em negociação com os trabalhadores que afirmam que desde o acidente ocorrido em 2001, quando houve derramamento de óleo na baía de Paranaguá, não há mais pescado suficiente para que eles possam trabalhar.

     

Secretaria Especial de Aquicultura

Portal Fator Brasil Náutica e Pesca

13/09 13:56

Seafood Expo Latin America

 

     Seafood Expo Latin America, de 17 a 19 de setembro de 2007, das 12h às 19h, no Transamerica Expo Center (Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo) www.seafood.com.br.

      ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão - A ABCC é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que possui os seguintes objetivos principais: 1) Promover o desenvolvimento da carcinicultura em todo o território nacional; 2) Amparar e defender os legítimos direitos de seus associados; 3) Promover estudos e pesquisas em áreas estratégicas para o setor; 4) Organizar e patrocinar encontros empresariais e conferências técnico-científicas, prestar serviços de assistência técnica e editar publicações especializadas.

      Abracoa - Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos -Associação de produtores de organismos aquáticos que orienta, divulga a atividade em todas as etapas da atividade por meio de consultorias e/ou cursos.

      Abracohr - Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes - Fundada em 2005, tem a diretoria formada por profissionais da área que atuam nas principais redes hoteleiras e restaurantes de São Paulo, com interação com outros profissionais em todo o território nacional. Essa associação tem por objetivo a qualificação e aperfeiçoamento desses profissionais no País.

      Abresi – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo - Promove congressos nacionais e internacionais, festivais gastronômicos, seminários temáticos e edições específicas.

      ANCC – Associação Norte-Riograndense dos Criadores de Camarão -A ANCC é representante da ABCC (Assoc. Brasileira de Criadores de Camarão) no Estado do Rio Grande do Norte.

      Bacalhau Reymar – Nordestealimentar -Apresentará as opções em bacalhau demolhado congelado, bacalhau salgado seco, bacalhau desfiado saithe lingue arinca.

      Blue Deep - Nascida em Guaratinguetá, a empresa atua há nove anos no mercado de pescados e investe na qualidade de seus produtos e na melhoria de seu atendimento, proporcionando ao consumidor o sabor nutritivo de uma grande variedade de peixes congelados de águas doce e salgada.

      Center Cargo Transportes Internacionais - Fundada em 1991, a empresa conquistou destaque no mercado pela alta personalização e tecnologia de ponta na oferta de soluções e serviços logísticos integrados. Hoje é um dos maiores embarcadores de carga do País e tem o melhor desempenho em vários tipos de cargas.

      Design Publications - Levará a revista Panorama Acuicola Magazine, de Guadalajara, México.

      Deyu Fishing Net - Apresentará redes e materiais para pesca, materiais para long line / espinhel.

      Exportadora e Importadora TCA - Importadora de pescados, como o salmão fresco e congelado, produtos argentinos e espanhóis com distribuição nacional. Empresa com 15 anos no mercado nacional de importação e comercialização de pescados. Trabalha com pescados nacionais filetados, porcionados e inteiros.

      Fishtex - Indústria brasileira, tradicional fornecedora de material para pesca comercial, supre o mercado com long line snaps, snaps para armadilha de polvo, giradores, presilhas, entre outros produtos. A empresa oferece entrega imediata, melhores preços e bom atendimento.

      Fit Salmon - Levará grande variedade de produtos derivados de salmão, com um alto padrão de qualidade. Filé, porção, posta, hambúrguer, tartar e salmão defumado.

      Frigorífico Valpex - Mostrará sua linha de peixes e camarões.

      Frigostrella - Fornecedora de equipamentos para refrigeração, participa pela 3ª vez da SeaFood. A empresa apresenta na feira seu sucesso de vendas no setor, a Máquina de Gelo em Escamas com cilindro em alumínio naval de alta resistência, que produz gelo indicado para o transporte e apresentação do pescado deixando-o com uma aparência saudável sem a danificação do pescado.

      Ilpra América Latina - Apresentará máquinas termoformadoras e seladoras de bandejas, vácuo e atmosfera modificada, além de bandejas; filmes e bolsas para pescados e autoclave.

      Infopesca - Organização internacional independente, com vocação de serviço para as empresas, associações de classe e governo, em todos os aspectos de desenvolvimento pesqueiro e aqüícola. Aborda em suas publicações diversos projetos de produção, industrialização e comercialização dirigidos ao mercado. É formada por membros de países da América Latina e Caribe.

      Instituto de Pesca - Dedicado à pesquisa científica e tecnológica, o Instituto de Pesca desenvolve projetos nas áreas de pesca e de aqüicultura.

      Instruterm - Empresa com mais de 23 anos de mercado e fabricação própria especializada em instrumentos de medição. Apresentará completa linha de mais de 300 produtos para diversas áreas, incluindo segurança do trabalho, eletroeletrônica, laboratório e mecÂnica, entre outros.

      Marcomar - Uma das maiores importadoras de salmão do Brasil, levará mais uma vez produtos com a mais alta qualidade como salmão fresco, filé de salmão, salmão para recheio, peixes nacionais como a pescada amarela e robalo.

      Mpeda India - Organização do Governo da Índia com o objetivo de promover a exportação de produtos marinhos indianos.

      Nautillus Mariner - Apresentará os reversores marítimos modelos NAU com saída Reta e tipo ``V´´ Drive, que garantem rápida entrega de produtos e peças de reposição. Os reversores NAU são projetados e fabricados especialmente para aplicações marítimas. Sua carcaça é em alumínio (NAU42) e ferro fundido. Seus componentes internos são em aço especialmente tratado e temperado. São robustos e se aplicam ao uso profissional ou lazer. Nossos produtos possuem garantia de um ano da data da nota fiscal.

      Opergel - Empresa importadora de pescados e distribuidora nacional das marcas Pescal, Pesc e Peixe Rei. Forte atuação no mercado food service, restaurantes orientais e cozinhas industriais. Presença marcada no auto-serviço e redes de supermercados com as marcas Pescal e Peixe Rei.

      Papytex - Mostrará modelos de redes de pesca, aqüicultura e proteção. Fabricação própria.

      Qualimar Pescados - A Qualimar mantém um alto padrão de compra, industrialização e distribuição dos seus produtos, há 10 anos como referência no mercado de peixe e crustáceos: camarão (do mar e de cativeiro), lagosta e peixes.

      Revista Aqüicultura & Pesca - A publicação tem como objetivo atender a indústria de processamento e industrialização de aqüicultura e pesca, com atenção especial ao cultivo e extração.

      Revista Gula - A mais importante publicação de enogastronomia e estilo de vida do País, receitas, os melhores ``chefs´´, restaurantes, bebidas, viagens gastronômicas, charutos e tudo o que o leitor precisa saber para desfrutar o melhor da vida. Aponta as tendências gastronômicas nacionais e internacionais, destacando as personalidades da área e promovendo o mundo da gastronomia no Brasil.

      Revista Redes - Revista de pesca argentina.

      Seair World - Empresa oferece assistência para o transporte de carga dentro e fora do território brasileiro, com monitoramento 24 horas ao cliente. O transporte de mais de 700.000 kg/mês de carga aéreas faz jus à liderança da empresa no deslocamento de perecíveis e animais vivos, assim como as ofertas de melhores tarifas no mercado. Dessa forma, a Seair World tem como missão assegurar ao cliente locomoção tranqüila de sua carga, oferecendo-lhe assessoria e precisão de entrega.

      SEAP – Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca: Promover o aumento do consumo de pescado é uma das metas da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP-PR), órgão da Presidência da República responsável pelo planejamento e execução de políticas para o desenvolvimento do setor pesqueiro e aqüícola do Brasil. Com este objetivo, a SEAP lança, durante a Seafood Expo Latin America, a 4ª Semana do Peixe. A campanha, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), vai melhorar a qualidade e a oferta de pescado nas redes de supermercados, com promoções e maior variedade.

      Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae.

      Empresas representadas no stand do Sebrae: Aqüicultura Águas de Pituba | Delicious Fish Indústria e Comércio de Pescados LTDA | Fazenda Marinha AtlÂntico Sul LTDA | Fazenda Marinha Ostravagante | Mar & Terra Indústria e Comércio de Pescados LTDA | San Pietro Participações LTDA | Unipeixe Industrial LTDA.

      Styrocorte - Especializada na fabricação de produtos em EPS (isopor), como caixas térmicas, calços e cantoneiras para embalagens em geral, peças técnicas e exclusivas, conforme vossos desenhos a empresa é certificada ISO 9001-2000 pelo RINA. Isso garante a qualidade dos produtos e um bom atendimento aos clientes.

      Sul Peixe - Empresa nacional que atua no mercado de importação de pescados e frutos do mar apresenta as merluzas e os abadejos da Argentina, postas e lombos de cação azul do Uruguai e salmão atlÂntico do Chile. Entre os produtos mais vendidos no Brasil, in natura ou congelados, estão a merluza, os merluzones, o abadejo e a lula.

      Supra - Alisul alimentos S/A - Atua no mercado de nutrição animal há 28 anos. Com 5 unidades fabris, 11 Centros de Distribuição próprios e inúmeros pontos de vendas, a Supra atende os mercados brasileiro, latino-americano, europeu e asiático. Durante a Seafood 2007, a Alisul irá apresentar as suas já consagradas linhas de produtos para peixes onívoros, carnívoros e camarões de água salgada e doce, elaborados a partir de rigorosos padrões de qualidade.

      Perfil da Nielsen Business Media Brasil - Responsável por reunir os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a Nielsen Business Media fomenta o segmento com alto nível de profissionalismo e competência, disponibilizando espaço físico, prestação de serviços e, principalmente, visibilidade da marca e geração de negócios. A empresa desenvolve dez feiras em São Paulo, movimentando diversos segmentos da economia nacional. Os principais eventos são: Kitchen & Bath Expo; Revestir Feira Internacional de Revestimentos; FCE Pharma e FCE Cosmetique; Expo IS – Ingredientes & Soluções para Indústria Alimentícia; Seafood Expo Latin America; PET South America; Food Pack; Food Tech; TecnoBebida, Glas South America e Analitica Latin America.

      The Nielsen Company - Presente em mais de 100 países, a The Nielsen Company é líder nos segmentos de pesquisas de mídia, informações de mercado, posicionamento de marcas, publicações e promoção de eventos e encontros de negócios. O Grupo emprega aproximadamente 41 mil funcionários, distribuídos entre Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina. Com a mudança do nome e a reestruturação das unidades, o grupo atende com uma estrutura mais integrada e focada no mercado.

     

Gomes da Costa

Gouvêa de Souza

13/09 13:31

Gomes da Costa adiciona molho ao atum ralado

 

     A Gomes da Costa colocou no mercado seu Atum Ralado ao Molho, em duas versões: tomate e picante. Líder em pescados enlatados na América Latina, a empresa criou uma opção que pode ser acrescentada diretamente ao macarrão ou em outros pratos, como massas, pizzas e risotos, dispensando o trabalho de preparar o molho. O produto tem sistema de abertura abre-fácil (disponível em toda linha de atum da Gomes da Costa) e proporciona os mesmos benefícios do atum ralado, como a presença de ômega3.

 

 

pesca

Gazeta do Povo CARLOS OHARA

 

13/09 11:47

Pescadores lembram seis anos de desastres com manifestação

 

     Cerca de mil pescadores vão reúnem nesta quinta-feira (13) no píer próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no litoral do estado, para lembrar os seis anos de dois desastres ambientais: o acidente do navio Norma, carregado com 22 milhões de litros de nafta que bateu contra uma pedra próxima ao Canal da Galheta, e o rompimento de um duto da Petrobrás que provocou o vazamento de aproximadamente 50 mil litros de óleo na Serra do Mar. Apesar do dano ao meio ambiente, a manifestação desta quinta, data escolhida aleatoriamente, tem como principal objetivo protestar contra a posição da Petrobrás. "Mesmo reconhecendo erros no acidente da Serra do Mar, a Petrobrás não realizou a indenização de pescadores da região ou tentou um acordo", afirma o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Paraná, Edmir Manoel Ferreira. Cerca de 5,4 mil pescadores da região - envolvendo os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá - protocolaram ações individuais na Justiça pedindo indenizações. Pela assessoria de imprensa, a Petrobrás rebate a informação. "As chances de acordo existem, desde que delineado em parÂmetros razoáveis", informou em nota. A estatal reconhece que têm direito à indenização 1.557 pescadores. Cada um receberia R$ 8 mil. Os pescadores alegam que ficaram impossibilitados de exercer a profissão durante seis meses após o rompimento do duto e por mais um mês após o acidente do Norma. Além disso, dizem ter seu sustento comprometido até hoje, devido à escassez de peixes. Pesca comprometida Durante o ato, mulheres de pescadores devem promover um panelaço. Os pescadores vão lançar suas redes num gesto simbólico. "É para mostrar que hoje não se pesca mais nada por aqui", diz Ferreira. Segundo ele, antes dos acidentes, os pescadores conseguiam retirar do mar 20 quilos de peixes e até seis quilos de camarão. "Hoje, o pescador se dá por satisfeito quando volta para casa com dois ou três quilos de peixe. Camarão, agora só dá em gramas", diz o líder dos pescadores. Ferreira assinala que várias espécies quase desapareceram da baía após as tragédias. "A Miragaia mesmo, sumiu daqui. Ninguém mais pescou nenhuma", alerta. Grande parte dos barcos está abandonada na região. "Já não adianta sair mais por aqui, é tempo perdido lançar a rede. O jeito é procurar outro lugar", diz Armando Tomas Nunes, de Paranaguá, um dos pescadores que acionou a Petrobrás na Justiça. A Federação dos Pescadores calcula que 5% do total de pescadores que entraram na Justiça já se mudaram do local. "Tinha gente que se ficasse esperando, já tinha morrido de fome por aqui", afirma Ferreira. De acordo com o gerente de imprensa da Petrobrás, Douglas Hamilton Santos Lobo, a empresa pagou, durante o período de proibição da pesca, salário mínimo mensal a 651 pescadores, com indicação da colônia da categoria, além de fornecer cestas básicas.

 

 

Secretaria Especial de Aquicultura

Maxpress Notícias

13/09 11:35

PROFESSORES BRASILEIROS CONHECERÃO SISTEMA PESQUEIRO DA ESPANHA

 

     Professores de escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica envolvidas com atividades de pesca visitarão Santiago da Compostela, Espanha. O objetivo da viagem, que começa neste sábado, 15, e se estenderá até o dia 22, é conhecer o sistema pesqueiro daquele país, como parte de acordo de cooperação na área de aqüicultura. Serão visitados o Instituto de Aqüicultura da Universidade de Santiago e o Instituto Politécnico Marítimo Pesqueiro do AtlÂntico, dentre outros órgãos.

      Além disso, as experiências dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e das escolas agrotécnicas federais (EAFs) envolvidas com o setor pesqueiro serão apresentadas aos espanhóis. "Queremos que o encontro seja uma troca de experiências. Temos muito o que ensinar a eles, já que o Brasil é um país com grande potencial pesqueiro", ressalta Edmar Almeida de Moraes, representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) na delegação brasileira.

      A Setec pretende estender a cooperação de forma a permitir que professores brasileiros façam cursos de mestrado e doutorado naquele país. Em dezembro do ano passado, foi firmado acordo com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca para a implementação de uma política de formação nas áreas de pesca marinha (oceÂnica), continental (rios e lagos) e aqüicultura familiar. O acordo prevê a criação de cursos de formação inicial e continuada, de nível médio e tecnológicos.

      A Setec investe em cursos de formação inicial e continuada na área em todo o País e prevê a criação de 14 núcleos de pesquisa nas cinco regiões. (Sophia Gebrim)

 

 

Secretaria Especial de Aquicultura

O Popular On-Line

13/09 11:25

PESCA Goiás deve elevar produção de peixes

 

     PESCA Acordo entre os governos estadual e federal vai aumentar a produção de peixes no Estado de 10 mil toneladas para 50 mil toneladas anuais Lúcia Monteiro A produção de peixes em Goiás deve saltar de 10 mil toneladas para 50 mil toneladas anuais nos próximos dois anos. Esse é o objetivo de um acordo de cooperação que será assinado nas próximas semanas entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e o governo de Goiás para realização de um diagnóstico do setor e um levantamento do potencial do Estado, estabelecendo diretrizes para o incremento da produção. A idéia é investir na criação de peixes em tanques-rede por meio da demarcação de águas de barragens, como Serra da Mesa. O projeto foi anunciado ontem pelo ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, na abertura oficial da 8ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais do Centro-Oeste (Agro Centro-Oeste 2007), no Capus 2 da Unversidade Federal de Goiás (UFG). O ministro explicou que 1% da lÂmina d'água dos parques aquáticos será demarcado para a produção de peixes em tanques-rede. Os lotes serão demarcados e entregues a pequenos produtores por um período de 20 anos, mediante o cumprimento de várias exigências ambientais. "É uma espécie de plano diretor das águas, cujos estudos serão concluídos em cerca de oito meses", informou. Atualmente, Goiás produz 10 mil toneladas anuais de peixe para um consumo de 28 mil toneladas, diferença que é coberta com importações. A idéia, segundo o ministro, é fazer o Estado passar de importador a exportador de pescados, organizando toda a cadeia produtiva. Altemir Gregolin lembrou que dois frigoríficos de pescados estão em fase final de instalação nos municípios de Itauçu e AlexÂnia, com capacidade para 40 toneladas diárias de pescados. Atualmente, o Brasil registra um consumo anual de 7 quilos anuais para uma média mundial de 16 quilos. "Queremos organizar toda cadeia produtiva e estimular a produção, oferta e consumo."

      Para ele, a piscicultura pode ser uma boa alternativa para diversificação da produção agropecuária regional, graças ao grande potencial do Estado, que é cortado por muitos rios e possui um grande número de barragens. Altemir Gregolin lembrou que existem várias linhas de crédito para apoiar a produção, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem R$ 500 milhões em recursos do Plano de Safra destinados à atividade. O presidente da CÂmara Setorial de Aquicultura do Estado, Adilon de Souza, disse que Goiás terá um plano estadual de desenvolvimento integrado e sustentável da aqüicultura e pesca. Plano de Safra Durante a abertura da Agro Centro-Oeste 2007, o secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniram Sanches Peraci, lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar em Goiás, que deve atender mais de 46 mil famílias com a liberação de R$ 340 milhões, por meio do Banco do Brasil. Após a entrega do projeto, o financiamento pode ser liberado em até sete dias. Adoniram Sanches lembrou que Goiás é o Estado que proporcionalmente aplica a maior quantidade de recursos do Pronaf no País. "É um dinheiro barato e em grande quantidade para apoiar a pequena produção", destacou. As taxas anuais variam de 0,5% a 5% e os recursos são voltados para produtores rurais, arrendatários, parceiros, meeiro e comodatários. Os projetos devem atender à proposta de custeio ou de investimento .

 

 

pescado

Jornal do Estado

13/09 11:19

Trabalhadores do litoral protestam em Paraguá

 

     Trabalhadores de várias categorias estão em manifestação em Paranaguá. Entre eles, os trabalhadores autônomos dos portos do litoral paranaense, como carregadores, estivadores, arrumadores, entre outros, que protestam em frente à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Eles estão desde às 7h da manhã pedindo mais respeito e condições melhores de trabalho nos portos. Os pescadores de Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba também estão em manifestação. Eles querem que a Petrobras entre em negociação com os trabalhadores que afirmam que desde o acidente ocorrido em 2001, quando houve derramamento de óleo na baía de Paranaguá, não há mais pescado suficiente para que eles possam trabalhar. Leia mais: Metalúrgicos do Paraná fazem paralisação Carteiros em greve por tempo indeterminado ECT contratou temporários na paralisação de 2005 Hélio Costa fala em abrir capital

 

 

pescado

Campo Grande News

13/09 10:59

PMA apreende cerca de 12 kg de pescado no Rio Brilhante

 

     Doze quilos de pescados foram apreendidos pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na noite desta quarta-feira (12 de setembro) em Dourados. O pescado foi apreendido no Rio Brilhante, durante um patrulhamento da equipe da PMA. Dois pescadores foram autuados em flagrante. Na embarcação em que ambos estavam, foram encontrados 6 kg da espécie ``Dourado´´ e seis ``Lobo´´.

     

 

 

pescados

Último Segundo Economia

13/09 10:09

Agronegócio: Odacir Zonta pede providências sobre greve dos fiscais

 

      SAFRAS (13) - O deputado catarinense Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na CÂmara Federal, fez pronunciamento no último dia 11, na CÂmara Federal, onde discorreu sobre o caos instalado com a greve dos fiscais federais do Ministério da Agricultura. "Trago o clamor e o pedido urgente urgentíssimo de todas as entidades relacionadas com o agronegócio e a exportação brasileira. Trago o clamor das cooperativas agropecuárias e agroindustriais.

      O clamor das cooperativas de transportes, que têm a responsabilidade de levar mercadorias do centro de produção aos portos e de transitar entre as fronteiras dos países do Mercosul.

      Trago o clamor do setor florestal, do setor moveleiro, enfim, de todos os setores que exportam e que dependem da certificação feita pelos fiscais agropecuários e pelos agentes de inspeção, profissionais ligados ao Ministério da Agricultura", apelou o parlamentar. Segundo Odacir Zonta, a paralisação completa 2 semanas, causando prejuízos enormes a todos os setores econômicos. "As cÂmaras frias já estão totalmente tomadas pelos estoques e, daqui a pouco, persistindo a greve, teremos que paralisar o abate de animais, prejudicando sensivelmente os produtores brasileiros na avicultura, suinocultura, bovinocultura, nos setores lácteo, florestal, madeireiro, de pescados e outros.

 

pesca

Correio do Povo Restrito

13/09 04:10

A DIFICULDADE DA PESCA

 

     Forte na década de 70, quando era constituído por 25 indústrias, o setor pesqueiro da região de Rio Grande encolheu. E, por isso, o RS perdeu, para Santa Catarina, a liderança na pesca industrializada do Brasil. Hoje, o segmento conta com 12 indústrias e emprega 3 mil trabalhadores diretos e outros 5 mil indiretos. Recuperar a posição do passado é uma tarefa não impossível, mas difícil. Os catarinenses valorizaram a atividade e modernizaram-se, avalia o diretor da Fiergs e representante do Sindipesca/RS, Torquato Ribeiro Pontes Neto. Mesmo assim, da produção nacional de 750 mil toneladas/ano de pescados, o RS ainda tem participação expressiva: processa de 150 mil a 200 mil toneladas/ano - volume de peixe desembarcado nas indústrias de Rio Grande. Em termos financeiros, o movimento dos negócios corresponde de R$ 2,5 milhões até R$ 3 milhões anuais. Mas a dificuldade das indústrias, aparentemente simples, é também difícil. Conforme Neto, é desburocratizar o acesso ao Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira .

 

aqüicultura