Itajaí, maior pólo pesqueiro do país, se prepara para a 25ª edição da Marejada

O porto pesqueiro itajaiense constitui um dos principais portos brasileiros de pescado, concentrando uma grande quantidade de embarcações, empresas de comercialização e processamento. Com foco das atividades principalmente na pesca industrial, recebe anualmente mais de 900 embarcações não só de Santa Catarina, mas também do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, eventualmente, até de estados do Nordeste. A região conta ainda com uma infraestrutura com estaleiros, fornecedores de combustível, gelo, insumos como redes, cabos, equipamentos eletrônicos e demais itens de aplicação na pesca.A cidade de colonização portuguesa é responsável pelos maiores volumes desembarcados em Santa Catarina, com totais de 69 mil toneladas até agosto em 2011, 93,5 mil em 2010 e 113,1 mil em 2009, segundo dados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Univali. Os números respondem por mais de 80% da produção industrial da pesca nacional. O estudo revela ainda que a produção total desembarcada em Santa Catarina em 2009 é o segundo maior valor registrado nas últimas duas décadas.  Segundo o professor José Angel Alvarez Perez, coordenador do Grupo de Estudos Pesqueiros, do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali, o principal fator responsável por esses números estão relacionados a questões geográficas. “No Brasil as áreas mais produtivas estão no Sul do país. O Rio Grande do Sul, por exemplo, está muito bem localizado em relação à produção pesqueira, mas não há um grande potencial de consumo. Já o eixo São Paulo e Rio de Janeiro, tem o maior consumo, porém a produção não é tão intensa. E aqui nós estamos no meio do caminho. Há uma junção dos dois fatores de proximidades” explica Angel.Saborosos e muito apreciados por quem visita a região do Vale do Itajaí, os crustáceos se destacam. Foram desembarcadas 8.065 toneladas em 2009, isso significa 3% a mais que em 2008 e com uma contribuição de 30% na produção total da frota em 2009. Os maiores responsáveis por este quadro foram os camarões barba-ruça, santana e o famoso sete-barbas, que responderam por 85% da produção total desta categoria.  Outro que chama atenção pelo sabor, e o destaque na gastronomia é o camarão-rosa. A pesca do crustáceo teve um incremento de 58% em 2009 e a produção recorde de 616 toneladas, números importantes para as empresas pesqueiras devido ao seu elevado valor comercial.A sardinha verdadeira, acumulando 225,3 mil toneladas na década de 2000, foi a espécie mais importante em termos quantitativos, respondendo por 19,9% da produção do Estado.

Além dela, apenas o bonito-listrado (12,8%) e a corvina (11,7%) superaram o patamar de 100 mil toneladas desembarcadas no período.Números da Pesca em Santa CatarinaTotal de desembarques          2009    = 136.189.3362010    = 113.925.5312011 = 76.136.220             O consumo aumenta a cada anoA Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomenda o consumo médio por pessoa de no mínimo 12 quilos de peixe por ano. No Brasil, de acordo com o Ministério da Pesca, o consumo de peixe aumentou quase 40% em sete anos. Os dados mais recentes mostram que, em 2009, os brasileiros comeram em média nove quilos de pescado por pessoa, contra seis quilos consumidos em 2003.Para aumentar essa cota, é importante que a população tenha o acesso facilitado ao pescado. Isso ocorre em Itajaí, onde as pessoas podem comprar o produto não só no Mercado Público de Peixe, mas também por meio do Caminhão do Peixe, um projeto Nacional do qual a cidade foi pioneira e hoje é exemplo até para outros Estados. O veículo refrigerado é adaptado para funcionar como uma peixaria móvel, que comercializa pescados frescos e congelados a preços acessíveis diretamente junto às comunidades, tanto na área rural quanto no perímetro urbano do município.  Essa aproximação tem aumentado o consumo de peixe nas cidades que já fazem parte do programa, assim como nos municípios onde o peixe foi incorporado ao cardápio das escolas que oferecem merenda aos alunos. “São importantes fontes de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, que é essencial ao perfeito funcionamento do sistema nervoso e de todas as células em geral. Alguns peixes, como sardinha, salmão, atum e bacalhau possuem alto teor de ômega-3, que é um tipo de gordura benéfica ao organismo, pois possui ação antiinflamatória, reduz os níveis de colesterol e de triglicerídeos, fortalece o sistema imunológico e previne doenças cardiovasculares”, explica. Entretanto, é importante lembrar que os benefícios são maiores quando o consumo de pescados é associado à alimentação saudável e prática de atividade física. A nutricionista ressalta ainda que as pessoas com problemas específicos de saúde devem tomar certos cuidados em relação ao consumo de pescados.

“Alguns frutos do mar como caranguejo, ostra, marisco e camarão possuem elevado teor de colesterol, devendo ser consumidos com moderação por pessoas com colesterol alto. Já o bacalhau é rico em sódio, sendo que as pessoas com Hipertensão Arterial devem evitar seu consumo”.No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, através da Diretoria de Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Pesca e Aqüicultura, lançaram a cartilha educativa “Pescados: Segurança Alimentar e Nutricional: Dicas para o consumidor”. Este material educativo informa os consumidores em relação aos benefícios que o consumo de pescados traz à saúde humana e também orienta em relação aos cuidados na aquisição, armazenamento e manipulação dos pescados. Foi tão grande o sucesso desta cartilha que este ano já foram reproduzidos 5 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente à população durante a Marejada.Marejada reforça a cultura e a gastronomia a base de pescados.  Em Itajaí a cultura do consumo de peixe e o clima da pesca são vivenciados por muitos moradores e visitantes da cidade e da região, principalmente, durante a Marejada. A maior Festa Portuguesa e do Pescado do Brasil que este ano será realizada de 7 a 23 de outubro na cidade, resgata além das tradições da colonização portuguesa, a gastronomia típica baseada em vários tipos de pescados.Em 2011 a Marejada vai comemorar seus 25 anos em grande estilo. A festa ganhou nova estrutura com foco para a gastronomia e a tradição folclórica. Pensado nisso todo o setor gastronômico ficará no interior do Centreventos Itajaí. Para esta edição, quatro palcos estão sendo preparados e serão intitulados como Vila dos Sabores. E é neste ponto onde estarão concentradas as 14 entidades filantrópicas, a Casa do Bacalhau (local para ouvir fado e conferir as apresentações folclóricas), a Vila Musical da Beira (apresentações dos músicos locais e regionais), Sardinha na Brasa (gastronomia focada na sardinha e apresentações musicais) e onde serão realizadas as apresentações folclóricas. Estão previstas mais de 300 atrações artísticas, incluindo um grupo folclórico internacional vindo de Portugal.

Fonte:Paranashop