Ministério da Pesca anuncia ajuda para AL

A coordenação geral do Programa da Reconstrução criado pelo governo de Alagoas recebeu a visita, na quinta-feira (15), do diretor de Planejamento da Pesca Artesanal do Ministério da Pesca, João Dias. O representante do governo federal veio à Alagoas por determinação do Gabinete de Crise da Presidência da República. ``A nossa missão em Alagoas é fazer um levantamento das necessidades das famílias que tem a pesca como renda familiar e que foram afetadas com as enchentes´´, anunciou o representante do Ministério da Pesca, no encontro com o coordenador do Programa da Reconstrução, Luiz Otavio Gomes. Com auxílio dos representantes da federação dos pescadores de Alagoas e das colônias de pesca, um relatório está sendo elaborado para levantar as necessidades das famílias que vivem da pesca em Maceió e nas 19 cidades atingidas pelas enchentes. João Dias anunciou, ainda, que o Ministério da Pesca está estudando a possibilidade de suspender a atividade pesqueira nas cidades atingidas para a recuperação do complexo lagunar Mundaú, Manguaba e rio Paraíba.

``Todos os encaminhamentos discutidos em Alagoas serão enviados à Presidência da República para avaliação do governo´´, garantiu. Segundo Dias, a recomendação do presidente Lula é dar total apoio ao Programa da Reconstrução das cidades criado pelo governo de Alagoas. ``Todas as famílias de pescadores receberão benefícios para amenizar o sofrimento´´, afirmou. Outro anúncio feito pelo representante do Ministério da Pesca é de que Alagoas estará recebendo cestas básicas para distribuição com pescadores que estão sem atividade pesqueira. Dias garantiu também que será feito repasse de recursos para as famílias, a título de ajuda de custo. ``Essas ações proativas são bem vindas e demonstram a preocupação e sensibilidade do governo federal com as famílias alagoanas atingidas pelas enchentes´´, destacou o coordenador Luiz Otavio Gomes, falando em nome do governo de Alagoas.

Fonte:Tudo na Hora

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO EM ÁREAS MAIS AFASTADAS DA COSTA.  Um sistema de alta pressão (intensa massa de ar frio) mantém o tempo firme e as temperaturas baixas na área de pesca. Nos próximos dias, a instabilidade predomina com chuva ocasional.

Previsão para hoje (16/07/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m afastado da costa. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva na área de pesca. Temperatura baixa.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva na área de pesca. Temperatura baixa.

Domingo, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m afastados da costa. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva na área de pesca. Temperatura estável.

Tendência: Na segunda-feira, o tempo segue instável com chuva na área de pesca e ventos intensos com rajadas de 60 a 80km/h, mais fortes ao sul de Florianópolis. Na terça-feira, o tempo melhora com presença de sol no decorrer do dia. Os ventos diminuem de intensidade, com rajadas de 40 a 60km/h. Mar agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Um sistema de alta pressão (intensa massa de ar frio) mantém as temperaturas baixas na área de pesca. Ao norte de Mostardas, tempo instável com condição de chuva isolada nesta sexta-feira.

Previsão para hoje (16/07/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Variação de nuvens e condições de chuva isolada, especialmente ao norte de Mostardas. Temperatura baixa.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo instável com muita nebulosidade e condições de chuva na área de pesca. Temperatura baixa.

Domingo, ventos de E a NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo instável com muita nebulosidade e condições de chuva na área de pesca devido a formação de uma frente fria. Temperatura estável.

Tendência: Na segunda-feira, o tempo segue instável com chuva e ventos fortes de NE a NW, com rajadas de 80 a 100km/h, devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Na terça-feira, o tempo melhora no decorrer do dia com presença de sol e os ventos de NW a S, diminuem de intensidade. Mar muito agitado.

Fonte: Epagri/Ciram.