Ministério pede suspensão de importação de peixe do Vietnã

O Ministério da Pesca e Aquicultura vai iniciar uma análise de risco para apurar algumas denúncias de contaminação em relação ao peixe Pangasius cf. hypophthalmus, conhecido como panga, que começou a ser importado este ano do Vietnã. Segundo o secretário de Monitoramento e Controle do ministério, Eloy de Sousa, foi encaminhado ao Ministério da Agricultura pedido de suspensão da licença de importação do produto até que seja concluída a análise. "Vamos fazer a análise de acordo com critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal", afirmou ele, após reunião de mais de três horas entre representantes do setor pesqueiro e o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, para debater o assunto. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe), Fernando Ferreira, há indícios de que o produto vendido ao Brasil tenha teor acima do permitido de um antibiótico que aumenta a retenção de água na carne do peixe, além de clareá-la, o que facilita sua comercialização no supermercado. "São peixes com alto risco de contaminação", afirmou.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram importadas 3,3 mil toneladas do panga, no valor de US$ 6,6 milhões. Além do risco à saúde que ainda será analisado, produtores nacionais reclamam que o preço do produto está abaixo do valor de custo de alguns similares brasileiros, como o mapará, da Amazônia, e a tilápia. Enquanto o preço do panga importado é de R$ 3,50 o quilo, os similares nacionais saem por cerca de R$ 7. Essa diferença tem sido colocada pelo setor como a causa de mais de 3 mil demissões na indústria de peixe de Santa Catarina e cerca de 2 mil na Região Norte. "é o caos no mercado interno brasileiro", afirmou Ferreira. Segundo ele, várias empresas estão com estoques parados devido à importação desordenada do peixe vietnamita. (Agência Brasil)

Fonte:Canal Executivo

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.  Na terça e quarta-feira, um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) deixa o tempo firme com temperaturas em elevação especialmente na quarta-feira. Ventos mais intensos (50 a 60km/h) a partir do fim da tarde, ao sul de Florianópolis.

Previsão para hoje (10/08/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol com muitas nuvens ao norte de Florianópolis, com chuva fraca e isolada à noite ao norte de Itajaí.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes à noite ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens na área de pesca. Chuva fraca isolada na madrugada e início da manhã ao norte de Itajaí.

Quinta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Na quinta-feira, sol com aumento de nuvens devido à aproximação de uma nova frente fria.

Tendência: Na sexta, a frente fria provoca chuva na área de pesca, melhorando da tarde para noite com a chegada de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar frio), que provoca acentuado declínio na temperatura. No sábado e domingo o sistema de alta pressão mantém o tempo estável com aberturas de sol e temperaturas muito baixas na área de pesca. Vento de SW/S intenso (60 a 70km/h) e persistente e mar muito agitado a grosso com ondas mais altas, de 4.0 m entre sábado e domingo.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) deixa o tempo firme com aberturas de sol nesta terça e quarta-feira. O vento fica mais intenso (60 a 70km/h) no decorre de quarta-feira.

Previsão para hoje (10/08/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a NE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol com variação de nuvens no decorrer do período. Temperatura em pequena elevação.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 70 km/h, mais forte na tarde e noite. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e aumento de nuvens no decorrer do dia. À noite há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre Chuí e Rio Grande devido ao avanço da nova frente fria pelo Uruguai e sul do RS.

Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de NE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Chuva com trovoadas, descarga elétrica e temporais isolados, associadas ao deslocamento da frente fria pelo RS.

Tendência: Na sexta-feira, sábado e domingo, um intenso sistema de alta pressão (massa de ar frio) desloca-se pelo Sul do Brasil, deixa o tempo estável com aberturas de sol, frio intenso, vento de sul forte e persistente com mar muito agitado a grosso com picos de onda de 4.0 a 5.0m na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram